Orientações ao paciente

Orientações Pré e Pós-operatórias

Antes de qualquer procedimento cirúrgico, o paciente precisa seguir uma série de orientações médicas para garantir o sucesso da cirurgia, pois mais importante que o procedimento em si é o pós-operatório. Nesta fase, são determinantes o esforço e a disciplina do paciente para que o resultado esperado seja alcançado.

Confira abaixo as principais dicas nestas etapas. [Lembre-se: são dicas gerais. O importante é seguir a orientação do seu médico].

Orientações aos pacientes diabéticos

Os pacientes com diabetes devem ter cuidados especiais com a saúde, como uma alimentação balanceada e o controle do nível de açúcar no sangue. Os pés também devem ser observados.

Confira as principais dicas:

• Examinar os pés diariamente a procura de lesões, áreas avermelhadas, unhas encravadas ou feridas abertas.
• Visualizar a planta dos pés e o espaço entre os dedos
• Manter os pés limpos e secos.
• Não usar bolsas de água quente nos pés
• Utilizar creme hidratante na região do calcanhar, planta e dorso do pé.
• Cortar as unhas retas, sem arredondar os cantos, isso evita cortes na pele e que elas encravem na lateral do dedo.
• Calos podem ser removidos lixando-os suavemente com uma lixa fina ou pedra-pome, cuidando para não haver sangramento.
• Utilize confortáveis, acolchoados e sem costura interna.
• Procure usar sempre meias brancas de algodão, que transpiram melhor e permite avaliar qualquer sinal de secreção ou sangramento que possa ocorrer.

Guia de alongamentos

Os alongamentos são importantes para prevenir a formação de doenças nos pés, mas eles devem ser feitos com orientação para que não haja torções ou os conhecidos ‘mau jeito’.

Confira alguns tipos de alongamento:

Posterior de Perna

1. Fique em pé na borda de uma escada ou degrau com os pés próximos um do outro e com os dois calcanhares para fora do degrau. Desça ambos os calcanhares ao mesmo tempo, por 15 segundo. O objetivo é sentir alongar a musculatura da panturrilha.

2. Apoie as suas mãos contra a parede e coloque um dos pés na frente do corpo e estenda a outra perna para trás. Desça lentamente o seu tronco em direção à parede, dobrando ligeiramente o joelho que está na frente e fique nesta posição por 15 segundos. O objetivo é alongar a musculatura da panturrilha da perna que está atrás.

3. Sentado, passe um elástico ou até mesmo uma toalha na porção frontal do pé. Mantenha a perna esticada e puxe o pé em direção ao corpo, por 15 segundos, sentindo alongar a musculatura da panturrilha.

Alongamento posterior de coxa

Em pé, apoie o calcanhar em uma plataforma firme. Mantenha a coluna reta e os joelhos esticados, flexione lentamente o tronco para a frente, tentando segurar o tornozelo ou o pé, por 20 segundos.