Ensino e Treinamento

Critérios para credenciamento de serviços

Normativa Interna CET ABTPé

CAPÍTULO I

CRITÉRIOS PARA CREDENCIAMENTO DE SERVIÇOS APTOS A OFERECER ESTÁGIOS EM MEDICINA E CIRURGIA DO TORNOZELO E PÉ

SEÇÃO I

DOS SERVIÇOS

Art. 1º - Ser ou pertencer à instituição constituída e cumpridora dos preceitos éticos.

Art. 2º - Ter um departamento ou serviço na área de medicina e cirurgia do pé, cujo responsável seja Membro Titular da Associação Brasileira de Ortopedia e  Traumatologia e da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé há pelo menos cinco anos e quite com as respectivas tesourarias.

§ Primeiro: a partir de 2018 para se credenciar como centro formador de especialistas em pé e tornozelo oficialmente cadastrados junto à ABTPé, o local deve possuir pelo menos um dos membros do seu staff com titulação acadêmica (mestrado ou doutorado) ou que esteja matriculado e cursando regularmente pós-graduação em local reconhecido oficialmente pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

§ Segundo: à partir do ano de 2020, o responsável pela área de medicina e cirurgia do pé precisa ter titulação acadêmica mínima de Mestrado.

Art. 3º - Possuir prontuários médicos organizados e Arquivo Nosológico (SAME) que permitam a elaboração de trabalhos científicos na área.

Art. 4º - Possuir biblioteca mínima na área de medicina e cirurgia do pé, com pelo menos três títulos disponíveis em forma de livros e facilidade de acesso à biblioteca virtual.

Art. 5º - É obrigatória a disponibilidade de leitos.

 

SEÇÃO II

DO CORPO DOCENTE

Art. 6º - Deve ser composto por, no mínimo, dois Membros Titulares da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé.

Art. 7º - Deve oferecer assistência direta de treinamento de, pelo menos, 20 horas semanais.

Art. 8º - A transferência do responsável para outro serviço não implica na transferência do credenciamento.

 

SEÇÃO III

DO TREINAMENTO

Art. 9º - Os candidatos deverão ter concluído a Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia e terem sido aprovados no exame para obtenção do título de especialista da Associação Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Art. 10 - O período mínimo de treinamento será de um ano.

Art. 11 - O número de vagas para treinamento simultâneo será estipulado pela Diretoria da Associação, de acordo com a estrutura do serviço.

Art. 12 - O mecanismo de seleção e escolha dos candidatos fica a critério de cada serviço.

Art. 13- O serviço deve proporcionar abordagem teórica referente à medicina e cirurgia do pé, ciência básica aplicada e especialidades afins. A abordagem teórica fica a critério do serviço, com aulas teóricas, seminários, reuniões clínicas periódicas, discussão de artigos de revista, revisões bibliográficas e aulas de convidados externos.

Art. 14 - O serviço credenciado deve fornecer ao candidato um comprovante de conclusão.

Art. 15 - O serviço credenciado deve enviar relatório à secretaria da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé com identificação, período de treinamento e atividades desenvolvidas pelo estagiário.

 

SEÇÃO IV

DO CREDENCIAMENTO

Para se candidatar ao credenciamento para o treinamento em medicina e cirurgia do Tornozelo e Pé, o serviço deve:

Art. 16 - Manifestar, por escrito, sua intenção e interesse, mediante correspondência assinada pelo responsável, enviada para a secretaria da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé.

Art. 17 - Toda mudança no Corpo Docente deverá ser avisada à Associação.

§ Único - Na alteração de um dos componentes do Corpo Docente, o credenciamento do Serviço será reavaliado conforme os critérios acima.

 

CAPÍTULO II

MANUTENÇÃO COMO SERVIÇO CREDENCIADO À ABTPÉ

Art. 18 - Preencher por completo o formulário específico elaborado pela CET ABTPé,

entregando no prazo estipulado para ser avaliado pela Comissão.

Art. 19 - O Serviço deve publicar 1 (hum) artigo científico (original) por ano na revista Scientific

Journal of the Foot&Ankle ou ter aceite para revisão na mesma revista.

§ Único - Relatos de caso não serão aceitos para este fim.