Edital

Comissão de Ensino e Treinamento (CET)

Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé)

 

 

EDITAL

3º Exame Oficial e Qualificatório para membro Titular da ABTPé

 

  1. APRESENTAÇÃO

 

O Presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, JOSE ANTONIO VEIGA SANHUDO, o Diretor de Ensino e Treinamento, ALEXANDRE LEME GODOY DOS SANTOS, e a Comissão de Ensino e Treinamento (CET) composta por RUI DOS SANTOS BARROCO, MARCELO PIRES PRADO, CARLO HENNING , no uso de suas atribuições legais, torna público que estão abertas as inscrições para o Exame Oficial e Qualificatório para membro e Titular da ABTPé no período de 15/03/2021 a 30/04/2021, mediante as disposições contidas neste edital. O exame será realizado exclusivamente on-line no dia 23 de maio de 2021.

 

1.1 O Exame é composto por questões elaboradas por colaboradores representantes dos serviços formadores da ABTPé, organizado e aplicado pela CET da ABTPé em parceria com a Empresa Brasileira de Avaliações Educacionais (EBAE) - Primeira Escolha, sendo que os casos omissos serão resolvidos pela primeira.

              

1.2 O ingresso como Membro Titular da ABTPé está condicionado ABTPé está condicionado à aprovação no Exame Oficial e Qualificatório para membro Titular da ABTPé e à contemplação plena dos demais pré-requisitos dispostos no item 3.14 deste edital.

              

1.3 A aprovação no exame sem a apresentação dos documentos solicitados neste edital não qualifica o candidato a ser membro Titular da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé.

 

 

  1. CANDIDATOS

 

2.1 O candidato para a inscrição no Exame Oficial e Qualificatório para membro Titular da ABTPé precisa:

 

  1. Ser médico com registro definitivo e regular no respectivo Conselho Regional de Medicina (CRM).
  2. Ser membro titular e quite da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
  3. Apresentar o Certificado de Conclusão e aprovação no Programa de Treinamento em Cirurgia do Tornozelo e Pé, com duração de um ano, em serviço credenciado e regulamentado junto a CET/ABTPé.
  4. Apresentar a Carta de apresentação e anuência do Chefe do Serviço Formador ABTPé no qual realizou o programa de 1 (um) ano de treinamento.

 

2.2 Os membros titulares da ABTPé não podem se candidatar ao Exame.

 

2.3 O candidato portador de deficiência que necessitar de condição especial para fazer as provas deverá requerê-la fazendo uma comunicação por escrito à CET, por e-mail (abtpe@abtpe.org.br) ou por correios como carta registrada, durante o período de inscrição determinado no item 3. A viabilidade operacional da solicitação será apurada pela CET em conjunto com a equipe da Primeira Escolha.

 

2.3.1 As definições contidas no Decreto Federal n°5.296, de 2 de dezembro de 2004 serão adotadas para fins de identificação de cada tipo de deficiência.

 

2.3.2 As pessoas portadoras de deficiência, resguardadas as condições previstas no Decreto n° 3.298/1999, particularmente em seu art. 40, participarão do Exame em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao dia, horário e local de aplicação das provas, e à nota mínima exigida.

 

2.3.3 No comunicado à CET deverão constar:

  1. parecer emitido por especialista da área de sua deficiência, indicando e especificando o tipo de deficiência;
  2. as condições especiais necessárias para realização das provas.

2.4 O candidato não portador de deficiência que necessitar de condições especiais para a realização de qualquer das etapas da prova deverá comunicar-se por escrito com a CET (por e-mail ou por correio),  O atendimento às condições especiais solicitadas ficará sujeito à análise de viabilidade e razoabilidade do pedido pela CET/ABTPé.

 

2.5 As candidatas lactantes com filhos até 6 (seis) meses de idade, terão seu direito de amamentação assegurado durante a realização da prova, nos termos da Lei 13.872, de 17 de setembro de 2019. Nesse caso, a candidata deverá encaminhar à CET a documentação comprobatória de sua condição a fim de que a organização da prova possa definir os critérios para atendimento do quanto prevê a legislação.

 

 

  1. INSCRIÇÃO

 

QUADRO I - Resumo das datas importantes da Prova:

Data

Evento

Horário

15/03/2021

Início das inscrições

12:00

30/04/2021

Fim das inscrições (com o boleto bancário já pago)

18:00

05/05/2021

Data limite para confirmação de inscrição do candidato no site da ABTPé

12:00

23/05/2021

 

Prova Teórica

8:00 às 10:00

Intervalo

10:00 às 10:30

Análise de Casos Clínicos

10:30 às 11:10

Intervalo

11:10 às 11:40

Avaliação e Interpretação de Artigo Científico

11:40 às 12:30

07/06/2021

Divulgação do resultado final e lista de aprovados

 

 

É de responsabilidade do candidato acompanhar este cronograma por meio do portal da ABTPé. Não serão admitidas alegações de desconhecimento, reclamações ou recursos posteriores.

 

Instruções Gerais

 

3.1 A inscrição deve ser realizada pelo próprio candidato e implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

 

3.2 A Inscrição deverá ser feita das 12 horas do dia 15 de março de 2021 até as 18 horas do dia 30 de abril de 2021, apenas por meio do portal da ABTPé.

 

3.3 São requisitos para a validade da inscrição:

  1. preenchimento completo da ficha de inscrição no portal da ABTPé;
  2. envio eletrônico de toda a documentação descrita no item 3.14;
  3. pagamento da taxa de inscrição.

 

3.4 O candidato deverá guardar o comprovante do pagamento, que poderá ser solicitado a qualquer momento do processo para confirmação e efetivação da sua inscrição.

 

3.5 É responsabilidade exclusiva do candidato a veracidade de toda documentação exigida neste edital, bem como a  solicitação da confirmação de recebimento dos documentos anexados na plataforma da ABTPé, o que deverá ser feito exclusivamente por meio do portal da ABTPé.

 

3.6 A ABTPé não se responsabiliza por solicitações de inscrições não recebidas em razão de falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falhas de impressão, problemas de ordem técnica nos computadores utilizados pelos candidatos, bem como outros fatores alheios que impossibilitem a transferência dos dados, a impressão do boleto bancário ou ainda, pelo pagamento não efetivado do valor da inscrição para a ABTPé.

 

3.7 Verificado, a qualquer tempo do processo seletivo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos fixados neste Edital ou que contenha qualquer declaração falsa ou inexata, a mesma será cancelada para todos os fins, mesmo que o candidato tenha sido aprovado.

 

 

Valor da inscrição

 

3.8 O valor cobrado para a inscrição será de R$ 900,00 (novecentos reais).

 

3.9 O boleto bancário será emitido em nome do requerente e deverá obrigatoriamente ser pago até as 18h00min do dia 30 de abril de 2021. Para a adequada leitura do código de barras é necessária a impressão em alta qualidade.

 

3.10 Em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento de agências bancárias na localidade em que se encontra, o candidato deverá antecipar o pagamento considerando o primeiro dia útil que antecede o feriado ou evento, desde que o pagamento seja feito até as 18h00min do dia 30 de abril de 2021.

 

3.11 Não será aceito pagamento da taxa de inscrição por depósito em caixa eletrônico, transferência ou depósito em conta corrente, DOC, cheque, ordens de pagamento, agendamento de pagamento ou qualquer outra forma diferente da prevista neste Edital.

 

3.12 Sob nenhuma hipótese, haverá isenção ou devolução da taxa de inscrição.

 

3.13 A taxa de inscrição paga não poderá ser utilizada para futuras inscrições no Exame Oficial e Qualificatório para membro Titular ABTPé.

 

 

Documentação

 

3.14 A documentação listada abaixo deve ser anexada on-line por meio do portal da ABTPé (em formato pdf) para efetivação da inscrição:

 

  1. Foto 3x4 de frente, recente, com fundo branco, sem óculos;
  2. Certidão de Inscrição Regular emitida em 2021 pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) do respectivo Estado;
  3. Comprovante de membro titular e quite da SBOT em 2021.;
  4. Certificado de Conclusão e Aprovação no Programa de Treinamento, com duração de 1 ano, em Cirurgia do Tornozelo e Pé em serviço credenciado e regulamentado junto a CET/ABTPé.
  5. Carta de apresentação e anuência do Chefe do Serviço Formador ABTPé no qual realizou o programa de 1 ano de treinamento.
  6. Apresentação de pontuação mínima de 10 (dez) pontos, conforme exigido por Normativa Interna - Comissão de Ensino e Treinamento CET ABTPé (https://www.abtpe.org.br/cursos/prova-de-titulo2021/img/Nova-Normativa-Pontuacao-CET-ABTPe-JUNHO-2020.pdf);
  7. Curriculum Iattes

 

 

Confirmação da Inscrição

 

3.15 o candidato é o único responsável pela verificação da confirmação de inscrição que será enviada para o seu e-mail que foi informado na ficha de inscrição no portal da ABTPé até o dia 05 de maio de 2021.

 

3.16 É de responsabilidade do candidato acompanhar todo o processo de inscrição por meio do site da ABTPé (abtpe.org.br).

 

3.17 Após as 12:00h do dia 05/05/2021 não serão mais aceitas argumentações, escusas ou reclamações de qualquer natureza ou ordem e o candidato que não teve sua inscrição confirmada, não estará apto a realizar o exame em 23/05/2021.

 

 

  1. O EXAME

 

4.1 O Exame Oficial e Qualificatório para membro titular da ABTPé é composto de três provas objetivas, de caráter obrigatório, em formato digital e de múltipla escolha, com 04 (quatro) alternativas cada, sendo:

  1. Prova Teórica – serão 60 questões sobre anatomia, fisiologia, biomecânica, propedêutica, ortopedia e traumatologia na área de medicina e cirurgia do tornozelo e pé, com duração de 2 horas.
  2. Análise de Casos Clínicos – serão 20 questões relacionadas a 5 casos clínicos, com duração de 40 minutos.
  3. Avaliação e Interpretação de Artigo Científico – serão 5 questões para avaliação dos conhecimentos de compreensão, interpretação e análise crítica de um artigo científico (em português, inglês ou espanhol) na área de medicina e cirurgia do pé e tornozelo, com duração de 50 minutos.

 

4.2 Os candidatos terão um intervalo de 30 minutos entre o encerramento de uma prova e o início de outra. Após a conclusão da Prova Teórica, o sistema será fechado e o candidato deverá fazer novo login para acesso à prova seguinte (Análise de Casos Clínicos), no horário determinado no Quadro I do Item 3. O mesmo ocorrerá ao término da prova Casos Clínicos e para o início da prova Avaliação e Interpretação de Artigo Científico.

 

4.3 As questões da prova teórica e avaliação dos casos clínicos serão formuladas com base teórica nas referências bibliográficas contidas neste edital.

 

4.4 A elaboração da prova é de responsabilidade da ABTPé - especificamente no que diz respeito ao seu conteúdo, apuração e divulgação dos resultados -, em conjunto com a EBAE - Primeira Escolha, que é a responsável técnica pelos instrumentos de avaliação, aplicação, controle e segurança, além da correção e apuração dos resultados, está última etapa em conjunto com a ABTPé.

 

4.5 As provas serão realizadas no dia 23 de maio de 2021, no período das 8:00h às 12:30h, em formato on-line e remoto e contarão com um intervalo de 30 minutos entre uma prova e outra, perfazendo a duração total de 4:30. Os candidatos receberão todas as orientações da empresa responsável pela aplicação da prova e realizarão testes para acesso ao ambiente de avaliação antes da data agendada para a prova.

 

 

  1. REALIZAÇÃO DO EXAME

 

5.1 O candidato deve providenciar um computador com acesso à internet para realizar o exame, que pode ser um computador de mesa ou laptop, com sistema operacional Windows ou MacOS. O equipamento deve contar com câmera (webcam) e microfone.

 

5.2 O candidato deverá baixar os softwares para realização da prova e respectivos arquivos de configuração e instalá-los em seu computador, de acordo com informações a serem divulgadas no site da ABTPé e que também serão enviadas pela EBAE – Primeira Escolha no endereço eletrônico fornecido pelo candidato no momento da inscrição. 

 

5.3 O candidato deverá realizar um simulado para teste do sistema previamente à data do Exame, para que possa receber eventual suporte técnico que se faça necessário.

 

5.4 É de responsabilidade do candidato certificar-se do correto funcionamento do seu equipamento, sistema operacional e acesso à internet. A Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé não se responsabiliza por quaisquer problemas de ordem técnica dos aparelhos eletrônicos, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, procedimento indevido do participante e/ou outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. É de responsabilidade exclusiva do participante garantir os requisitos técnicos e de internet durante a realização do exame.

 

5.5 Solicitamos que o teste do sistema seja realizado com o mesmo equipamento e local que será utilizado no dia do Exame.

 

5.6 Não será aceita a alegação de impossibilidade de realização do teste do sistema como justificativa de incompatibilidade ou não acesso adequado no dia da realização do Exame. O correto funcionamento e acesso no teste não garantem que o mesmo ocorrerá no dia do Exame.

 

5.7 Todas as dúvidas e incompatibilidades devem ser única e exclusivamente resolvidas com o suporte técnico da Primeira Escolha, através do endereço eletrônico suporte@primeiraescolha.com.br.

 

5.8 Na data e horário agendados para a aplicação das provas, o candidato deverá acessar o sistema e seguir os procedimentos de segurança e autenticação de sua identidade que lhe forem solicitados eletronicamente.

 

5.9  Recomenda-se ao candidato acessar o sistema digital on-line com, no mínimo, 60 minutos de antecedência para a primeira prova e 10 minutos para as demais, para testar seu computador e acesso à internet, assegurando-se de que tem os recursos necessários para realizar as atividades e interações. É de responsabilidade do candidato contingenciar equipamento e acesso à internet para que consiga realizar as atividades dentro dos horários estabelecidos.

 

5.10 O candidato que não comparecer on-line, ou seja, que não acessar os sistemas indicados pela ABTPé  para a realização de cada uma das provas dentro dos horários indicados no Quadro I do item  3, estará desclassificado.

 

5.11 O candidato, ao acessar a plataforma de provas, deverá estar munido do original do seu documento de identificação com foto em perfeitas condições, sendo aceitos o Registro de Identidade (RG), a Carteira expedida pelo Conselho Regional de Medicina, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação com foto. Será exigida a apresentação do documento original de identificação com foto, não sendo aceita cópia, ainda que autenticada.

 

5.12 O documento de identidade deve ser direcionado para a webcam logo após a realização bem sucedida do login na plataforma,  permitindo a visualização frente e verso do documento para checagem e validação do candidato antes do início efetivo de cada prova.

 

5.13 Não será possível que o candidato opte pela ordem das questões, devendo seguir a predefinição do sistema.

 

5.14 Não será possível que o candidato transite livremente pelas questões da prova, ou seja, não será possível deixar uma questão em branco e depois retornar para respondê-la.

 

5.15 Cada questão deve ser respondida e enviada para acesso à próxima questão da prova.

      

5.16 Antes de iniciar o exame, o candidato obrigatoriamente terá de aceitar o “Termo de Orientação para a Execução da Prova”, aderindo ao código de integridade e conduta que se apresentará neste termo.

 

5.17 A webcam do computador do candidato deve ser ajustada de forma que seu rosto esteja plenamente visível  durante todo o Exame. Não é permitido ao candidato se ausentar da frente da câmera ou impedir que ela capture a imagem de seu rosto em algum momento da realização das provas, a não ser que tenha pausado a realização da prova no sistema digital on-line. Para dirimir quaisquer dúvidas, é de responsabilidade do candidato manter seu rosto em sua integralidade detectável pela câmera de seu dispositivo ao longo de todo tempo de prova. A não detecção do rosto do candidato em qualquer momento da prova implica em eliminação e desclassificação automática do candidato.

 

5.18 O microfone do dispositivo do candidato deve capturar o áudio de seu ambiente durante todas as atividades, não podendo ser colocado no mudo em nenhum momento.

 

5.19 Não é permitido ao candidato o espelhamento da tela de seu dispositivo em monitores auxiliares. A detecção de um segundo monitor implica na eliminação e desclassificação automática do candidato.

 

5.20 A partir do momento em que o candidato realizar o login no ambiente da realização da prova, ainda que não tenha acessado as respectivas questões, não será permitido a este portar e/ou consultar quaisquer materiais impressos ou eletrônicos, inclusive, mas não se restringindo, calculadora, protetor auricular, telefone celular e smartphone, fone de ouvido ou headset, tablet ou relógio, durante as provas. A simples posse pelo candidato destes objetos ou quaisquer outros que possam representar qualquer tipo de ajuda ou vantagem nas avaliações para o candidato implica em eliminação e desclassificação automática do candidato.

 

5.21 O candidato deve realizar o exame em ambiente silencioso e sem a presença de qualquer outra pessoa no mesmo ambiente. A simples presença de outrem ou detecção de imagem ou voz além da sua própria implica em eliminação e desclassificação automática do candidato.

 

5.22 Durante o período de realização das provas, não será permitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos ou entre estes e pessoas estranhas, oralmente ou por escrito, assim como não será permitido o uso de lápis ou canetas, folhas de rascunho, livros, códigos, manuais, impressos, ou quaisquer outros meios, sob pena de eliminação e desclassificação do candidato, sem prejuízo da adoção das medidas criminais relativas à tentativa de fraude.

 

5.23 Não é permitido transmitir física ou digitalmente informações sobre as provas e nem do ambiente do candidato ao longo de sua realização. A simples detecção de qualquer meio que possa transmitir informações das provas ou do ambiente implica em eliminação e desclassificação automática do candidato.

 

5.24 Não é permitido ao candidato comunicação com qualquer pessoa ao longo das provas. A simples detecção da possibilidade de comunicação, por qualquer meio e em qualquer formato, com outra pessoa além do eventual contato com o suporte técnico da EBAE, caso se faça necessário, implica em eliminação e desclassificação automática do candidato. Para dirimir quaisquer dúvidas, a detecção de quaisquer sinais visuais ou sonoros de dispositivos de comunicação constitui evidência de possibilidade de comunicação.

 

5.25 Ao candidato é permitido  portar no ambiente físico em que realizar as provas, garrafa transparente com água ou qualquer líquido que o candidato deseje consumir ao longo das provas, bem como alimentos, que devem estar retirados de suas embalagens originais e armazenados em sacos plásticos transparentes.

 

5.26 O candidato poderá pausar a realização da prova se precisar ir ao banheiro, o que deverá fazer conforme orientações do sistema.

 

5.27 No caso de alguma dificuldade técnica, de acesso ao sistema ou conexão, o candidato deverá entrar em contato com o suporte, exclusivamente através do endereço eletrônico suporte@primeiraescolha.com.br e aguardar atendimento.

 

5.28 Se necessário contatar o suporte técnico durante a realização da prova, o candidato deverá pausá-la para realizar o contato.

 

5.29 Não é permitido fazer, portar e nem sair das provas com quaisquer anotações sobre as respostas dadas às questões e nem com qualquer registro, físico ou eletrônico, que contenha o conteúdo das provas, sob pena de anulação da prova do candidato.

 

5.30 A ABTPÉ e a Primeira Escolha não fornecerão exemplares das questões aos candidatos ou a quaisquer instituições de direito público ou privado, mesmo após o encerramento dos exames, sendo proibido transcrever, em qualquer meio, qualquer item presente nos instrumentos aplicados.

 

5.31 O tempo de realização da prova é comum a todos os candidatos. Não será dado nenhum tempo adicional ao candidato em razão de períodos em que fique desconectado da plataforma (problemas de ordem técnica de sua responsabilidade, falha de conexão com a internet, falha de energia, afastamentos por necessidades biológicas e/ou amamentação), sendo que tais desconexões serão monitoradas e quaisquer atividades suspeitas serão consideradas para as tomadas de decisões posteriores.

 

5.32 Será automaticamente desclassificado do Exame Oficial e Qualificatório para membro titular da ABTPé o candidato que:

 

  1. Não cumprir com o disposto neste edital.
  2. Não acessar a plataforma para realizar as provas na data e horário agendados.
  3. Não seguir os procedimentos de autenticação da identidade previstos nos itens 5.8, 5.11 e 5.12 deste Edital.
  4. Descumprir as instruções contidas na tela inicial da prova.
  5. Violar algum princípio presente no código de integridade e conduta do Exame de Certificação, com base em evidência coletada na auditoria de honestidade intelectual.
  6. Tentar transcrever questões da prova.
  7. Fizer uso de celular ou qualquer outro meio de transmissão de dados, imagem ou ponto de escuta.
  8. Impedir o funcionamento de requisitos de seu computador para controle da segurança do exame.

 

 

5.33 Poderá, ainda, ser eliminado a qualquer tempo o candidato que usar de meios ilícitos na realização das provas ou para a obtenção de vantagem para si ou para outros. 

 

5.34 Em tomando conhecimento, a qualquer tempo, de ocorrência de qualquer das hipóteses de fraude prevista anteriormente, a ABTPÉ anulará o resultado do Exame Oficial e Qualificatório para Membro Titular da ABTPÉ do candidato envolvido na fraude, resultando em sua desclassificação, sem prejuízo da instauração de processo disciplinar estatutário e adoção de medidas judiciais aplicáveis para apuração da sua responsabilidade e a de outros envolvidos. 

 

5.35 Caso ocorra alguma situação de eliminação prevista neste edital, o fato será encaminhado à CET/ABTPé a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis, com suspensão liminar da participação do candidato no Exame, incluindo direito à obtenção de notas para ingresso como membro Titular da ABTPé, até que sejam concluídas as apurações sobre os fatos relatados.

 

 

 

  1. CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO E REPROVAÇÃO

 

Peso das provas

 

PROVAS

PESO

NOTA MÁXIMA

1. Prova Teórica

60%

6.0

2. Análise Casos Clínicos

30%

3.0

3. Avaliação e Interpretação de artigo científico

10%

1.0

 

 

 

PONTUAÇÃO EXTRA

PESO

NOTA MÁXIMA

CURRICULUM LATTES

10%

1.0

 

6.1 A nota final será obtida pela somatória das notas das provas (calculada com base no peso de cada uma) com o acréscimo da pontuação extra do CURRICULUM LATTES (a critério da CET/ABTPé).

 

6.2 A nota final máxima considerada será de até 10,0 (dez inteiros).

 

6.3 Serão considerados aprovados no Exame os candidatos que atingirem pelo menos 50% de acertos na prova teórica e obtiverem nota final igual ou superior a 6,0 (seis).

 

6.4 Serão reprovados os candidatos que não atingirem pelo menos 50% de acertos na prova teórica, independente da nota final global.

 

6.5 A lista de aprovados será divulgada no site da ABTPé (www.abtpe.org.br) até 07 de junho de 2021.

 

 

  1. RECURSOS

 

7.1 O candidato que desejar interpor recurso contra o resultado final da prova poderá fazê-lo em até três dias úteis após a divulgação do resultado final no site da ABTPé.

 

7.2 O recurso deverá ser feito necessariamente em folha individual, ou seja, uma questão por folha, informando o teor da questão. Deverá incluir as justificativas e necessariamente basear-se nas referências da bibliografia contida neste Edital. Em todas as folhas deverão constar o nome do candidato e a sua assinatura com firma reconhecida em cartório. As folhas, juntamente com as cópias das referências utilizadas, deverão ser entregues pessoalmente na sede da ABTPé, Rua São Benedito, 1050, Santo Amaro, São Paulo, SP mediante agendamento prévio pelo e-mail: abtpe@abtpe.org.br. Em caso de impossibilidade de comparecimento à sede da ABTPé, o recurso poderá ser interposto por instrumento particular de procuração específica com firma reconhecida em cartório.

 

7.3 Recurso inconsistente, intempestivo ou que desrespeite a CET/ABTPé será liminarmente indeferido.

 

7.4 No caso de anulação de questões, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos indistintamente, inclusive aos que não tenham interposto recurso.

 

7.5 A banca examinadora da entidade executora, CET/ABTPé, constitui-se na última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos ou revisões adicionais.

 

 

  1. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

8.1 O candidato deve estar ciente de que o sistema de aplicação das provas fará a gravação do áudio e das imagens de seu ambiente durante a realização das provas e que tais informações serão utilizadas única e exclusivamente para auditoria de honestidade intelectual do exame, a qual se realiza com o uso de algoritmos de inteligência artificial combinado com verificações por humanos.

 

8.2 A coleta de informações e gravação em áudio, imagens e/ou vídeo do candidato, bem como do dispositivo do candidato e de seu ambiente físico, serão utilizadas para registrar a presença, confirmar a identidade de cada candidato e validar os seus resultados, sendo utilizadas única e exclusivamente para estas finalidades.8.3 Os itens deste edital poderão sofrer modificações, atualizações ou acréscimos. Nesses casos, será feita divulgação nos canais de comunicação da ABTPé.

 

8.4 Candidatos que necessitem do uso de qualquer medicação deverão comunicar, por e-mail abtpe@abtpe.org.br, o fato à CET em até 24 horas antes do início da Prova, anexando cópia da receita médica.

 

8.5  Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato, tampouco será permitida a realização das provas fora das datas e horários previstos para a sua aplicação, A não realização de quaisquer das provas pelo candidato implicará na sua eliminação do Exame.

 

8.6 Os Candidatos que não conseguirem concluir o Exame em razão de desconexões involuntárias detectadas pelos servidores das provas digitais, desde que tenham entrado em contato e/ou notificado o suporte técnico, sem que o referido problema tenha sido solucionado, poderão entrar em contato com a ABTPé no endereço eletrônico (abtpe@abtpe.org.br), que irá avaliar individualmente a situação de cada candidato e a viabilidade de concessão de nova data para aplicação do seu Exame.

 

Observação 1: Caso ocorra alguma das situações previstas no item 8 e seus subitens, será lavrada a ocorrência pela CET que será enviada à ABTPé para as providências cabíveis.

 

Observação 2: Verificado durante o processo seletivo ou em qualquer tempo, mesmo após o resultado final, a utilização de meios ilícitos para a realização da Prova, o candidato será denunciado à Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé para medidas cabíveis.

 

 

  1. BIBLIOGRAFIA DE APOIO PARA O EXAME

 

9.1 Coughlin MJ, Mann RA, Saltzman CL. Surgery of the Foot and Ankle, Vol I e Vol II. 9ª edição.

 

9.2 Sarrafian SK. Anatomy of the Foot and Ankle, 3 ª Edição.

 

 

 

 

 

ANEXO

Nota: O modelo abaixo deverá ser redigido em PAPEL TIMBRADO do Serviço credenciado ABTPé onde o candidato faz treinamento, devendo ser assinado exclusivamente pelo Chefe do respectivo serviço.

 

 

_Local_ , _dia_ de _mês_ de _ano_.

 

CARTA DE APRESENTAÇÃO

 

Apresento para devidos fins, o(a) Dr.(a) _nome completo do residente/especializando_ , médico(a) devidamente cadastrado(a) no CRM/UF sob n° _CRM_/_UF_, CPF nº _CPF_, RG nº _RG_ e TEOT nº._TEOT_.

Confirmo que o(a) residente/especializando supracitado(a) frequentou, entre dd de mês de aaaa e dd de mês de aaaa, o Programa de Cirurgia de Tornozelo e Pé no Serviço de Ortopedia e Traumatologia desta unidade, credenciado pela Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé - ABTPé - e foi considerado APROVADO(A) pelos critérios de avaliação teórica e prática adotados na Instituição.

Atenciosamente,

 

 

___________________________________________

__Chefe / Responsável__

TEOT nº _TEOT_