Edital

1ª Prova Oficial e Qualificatória para membro Titular da ABTPé

 

1. APRESENTAÇÃO:

O Presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, MARCO TÚLIO COSTA, o Diretor de Ensino e Treinamento, RUI DOS SANTOS BARROCO, e a Comissão de Ensino e Treinamento (CET) composta por ALEXANDRE LEME GODOY DOS SANTOS, JOSÉ FELIPE MARION ALLOZA, RICARDO CARDENUTO FERREIRA e também de seu diretor e do presidente, no uso de suas atribuições legais, farão realizar a Prova Oficial e Qualificatória para membro e Titular da ABTPé, no dia 15 de maio de 2019, regulamentado pelo presente Edital.

A Prova é elaborada, organizada e efetivada pela CET da ABTPé e os casos omissos serão resolvidos pela mesma.

 

2. DOS CANDIDATOS:

São critérios para a inscrição na Prova Oficial e Qualificatória para membro Titular:

2.1. Ser médico com registro definitivo e regular no respectivo Conselho Regional de Medicina (CRM)
2.2. Ter sido APROVADO no EXAME para obtenção do Título de especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT)
2.3 Apresentar certificado de Conclusão e Aprovação no Programa de Treinamento Anual em Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé em serviço credenciado e regulamentado junto a CET/ABTPé durante o ano de treinamento
2.4. No caso do candidato estar cumprindo seu ano de treinamento com término no primeiro quadrimestre do seguinte ano ao início de seu ciclo, poderá este realizar a inscrição apresentando carta de seu serviço de treinamento cadastrado e regulamentado junto a CET/ABTPé indicando que está o candidato em regular treinamento e cumprido os quesitos do serviço, ficando em condicional a entrega do documento oficial e de conclusão do estágio até realização da prova.

Observação 1: Os membros titulares da ABTPé não podem se candidatar à Prova.
Observação 2: O candidato portador de deficiência que necessitar de condição especial para fazer as provas deverá requerê-la fazendo uma comunicação por escrito à CET, por e-mail (abtpe@abtpe.org.br) ou por correios como carta registrada, durante o período de inscrição determinado no item.
Observação 3: O local e o tempo de realização das provas somente serão alterados de acordo com a deficiência do candidato, se houver prévia solicitação para tais condições especiais durante a realização das provas conforme disposto neste Edital. Caso contrário o candidato terá as provas preparadas nas mesmas condições dos demais, não lhe cabendo qualquer reivindicação a esse respeito no dia ou posteriormente, seja qual for o motivo alegado.
As definições contidas no Decreto Federal n°5.296, de 2 de dezembro de 2004 serão adotadas para fins de identificação de cada tipo de deficiência.
As pessoas portadoras de deficiência, resguardando as condições previstas no Decreto n° 3.298/1999, particularmente em seu art. 40, participarão do Exame em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao dia, horário e local de aplicação das provas, e á nota mínima exigida.
No comunicado à CET deverão constar:
-parecer emitido por especialista da área de sua deficiência, indicando e especificando o tipo de deficiência;
-as condições especiais necessárias para realização das provas.
Observação 4: O candidato não portador de deficiência que necessitar de condições especiais para a realização de qualquer das etapas da prova deverá comunicar-se por escrito com a CET (por e-mail ou por correio), da mesma forma que determinado na Observação 3, para análise do eventual deferimento.

 

3. DA INSCRIÇÃO:

QUADRO I - Resumo das datas importantes da Prova:

Data

Evento

14/01/2019

Início das inscrições: 14/01/2019

30/04/2019**

Fim das inscrições (18 horas, com o boleto bancário já pago)

10/05/2019

Data final para confirmação da inscrição pelo site oficial.

10/05/2019

Data final para recebimento de instruções gerais pelo site oficial

15/05/2019

1. Prova Teórica;
2. Análise Casos Clínicos
3. Avaliação e Interpretação de artigo científico
Horário: 7:00 às 11:00

25/06/2019

Divulgação do resultado final e lista de aprovados

Observação: É DE RESPONSABILIDADE DO CANDIDATO acompanhar este cronograma por meio do portal da ABTPé.

3.1 Instruções Gerais:
A inscrição deve ser realizada pelo próprio candidato e implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
A Inscrição deverá ser feita das 8 horas do dia 14 de janeiro de 2019 até às 18 horas do dia 30 de abril de 2019, apenas por meio do portal da ABTPé.
Somente será considerada inscrição válida aquela que constar de:
-preenchimento completo da ficha de inscrição no portal da ABTPé;
-envio eletrônico de toda a documentação descrita no item 3.3.
-pagamento do boleto bancário (item 3.2)

Observação 1: O candidato deverá guardar o comprovante do pagamento, que poderá ser solicitado a qualquer momento do processo para confirmação e efetivação da sua inscrição.
Observação 2: É DE RESPONSABILIDADE DO CANDIDATO acompanhar todo o processo de inscrição por meio do portal ABTPé.
Observação 3: A ABTPé não se responsabiliza por solicitações de inscrições não recebidas por falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falhas de impressão, problemas de ordem técnicas nos computadores utilizados pelos candidatos, bem como outros fatores alheios que impossibilitem a transferência dos dados, a impressão do boleto bancário ou o pagamento não efetivado do valor da inscrição para a ABTPé.
Observação 4: Verificado, a qualquer tempo do processo seletivo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos fixados neste Edital ou que contenha qualquer declaração falsa ou inexata, a mesma será cancelada para todos os fins, mesmo que o candidato tenha sido aprovado.

3.2 Valor da inscrição:
3.2.a O valor cobrado para a inscrição será de R$ 650,00 (seiscentos e cinquenta reais).
3.2 b O boleto bancário será emitido em nome do requerente e deverá ser impresso em impressora a laser ou jato de tinta, para possibilitar a correta leitura dos dados e do código de barras. Deverá obrigatoriamente ser pago até as 18h00min do dia 30 de abril de 2019.
3.2 c Em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento de agências bancárias na localidade em que se encontra, o candidato deverá antecipar o pagamento considerando o primeiro dia útil que antecede o feriado ou evento, desde que o pagamento seja feito até as 18h00min do dia 30 de abril de 2019.
3.2.d Não será aceito pagamento da taxa de inscrição por depósito em caixa eletrônico, transferência ou depósito em conta corrente, DOC, cheque, ordens de pagamento, agendamento de pagamento ou qualquer outra forma diferente da prevista neste Edital.
3.2.e Sob nenhuma hipótese, haverá isenção ou devolução da taxa de inscrição.

3.3 Documentação a ser enviada on-line por meio do portal da ABTPé:
3.3.a.1 Para todas as categorias:
a. Foto 3x4 de frente, recente, com fundo branco, sem óculos;
b. Certidão de Inscrição Regular emitida em 2018 pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) do respectivo Estado;
c. Certificado de aprovação / número TEOT.
3.3.a.2 Candidatos recém formados pelos serviços habilitados e credenciado pela ABTPé:
a. Documentação constante do item 3.3.a.1 deste Edital;
b. Declaração do serviço credenciado ABTPé assinada pelo chefe, comprovando o treinamento durante 1 (um) ano e indicando aprovação para a participação na Prova. No caso de em fase final do curso carta indicando evolução satisfatória e em final do estágio (este documento porem não cancela a necessidade de entrega até dia da prova o documento oficial confirmando a conclusão e aprovação no estágio anual de formação no centro formador credenciado e regularizado junto a ABTPé)
c. Curriculum Iates (ENCAMINHAR O PDF PRA ABTPé)
3.3.a.3 Candidatos antigos treinados em estágio pregresso de 1 ano nos serviços habilitados e credenciados pela ABTPé:
a. Documentação constante do item 3.3.a1 e 3.3.a.2 deste Edital;
3.3.a.4 Candidatos de Exames Anteriores:
a. Documentação constante do item 3 deste Edital;
b. Informação dos dados completos comprovando a participação do exame anterior.

3.4 Confirmação da Inscrição:
3.4.a O CANDIDATO É RESPONSÁVEL pela verificação da confirmação de inscrição no portal da ABTPé até o dia 30 de abril de 2019 e deverá entrar em contato com a secretaria da CET por telefone (11 3082-6919 / 3082-2518) ou por e-mail (abtpe@abtpe.org.br) caso haja não conformidades.
3.4.b O CANDITADO É RESPONSÁVEL pela observação das instruções e da agenda para as etapas: (PROVA TEÓRICA, ANÁLISE de CASOS CLÍNICOS e AVALIAÇÃO e INTERPRETAÇÃO de ARTIGO CIENTÍFICO) que serão divulgados pelo portal da ABTPé.

 

4. DO EXAME:

4.1 Data e Local:
As provas serão realizadas no dia 15 de maio de 2019 nas dependências do Centro de Convenções Açores, Rodovia Vereador Onildo Lemos, 2505 - Santinho - Florianópolis - Santa Catarina.

4.2 Disposições Gerais:
4.2.a Somente será permitido o acesso ao local da prova escrita até as 06:30 do dia 15/05/2019. O candidato deverá apresentar-se com no mínimo uma hora de antecedência aos locais indicados para a realização das provas.
4.2.b O Candidato deverá seguir os horários determinados para as demais provas, respeitando a agenda designada.
4.2.c Não será permitido o acesso de candidatos à Prova sem portar documento original com foto e válido no território nacional.
4.2.d Não será permitido o acesso de candidatos à Prova portando:
- bolsas, mochilas, malas, pastas, sacolas carteiras ou similares.
- telefone celular, relógios, pagers, bipe, agenda eletrônica, calculadoras, walkman, notebook, palmtop, tablets, tocadores de pb3 ou análogos, máquinas fotográficas, gravador transmissor/receptor de mensagens de qualquer tipo que possibilitem o acesso a informações ou comunicação à distância ou interpessoal e a utilização de qualquer recurso audiovisual próprio, podendo a organização do Exame vetar a utilização pelo candidato de outros parelhos além dos anteriormente citados;
- alimentos líquidos e sólidos ou similares;
- material para escrita e anotações ou similares;
- livros, apostilas, cadernos ou similares;
- óculos escuros, boné, chapéu, gorro ou similares;
- arma(s) branca(s), de fogo ou similares, mesmo que de posse do respectivo porte.
4.2.e Candidatos que necessitem do uso de qualquer medicação deverão comunicar, por e-mail abtpe@abtpe.org.br, o fato à CET em até 24 horas antes do início da Prova, anexando cópia da receita médica.
4.2.f Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato, tampouco será permitida a realização das provas fora dos locais, datas e horários previstos para a sua aplicação, O não comparecimento do candidato a qualquer prova implicará na sua eliminação do Exame.
4.2.g Não haverá prorrogação do tempo previsto para a realização das provas em virtude de afastamento do candidato das salas, seja por qualquer motivo.
4.2.h Durante o período das provas não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre candidatos.
4.2.i Será permitido levar a cópia da folha de respostas da prova escrita.
O preenchimento desta deverá ocorrer dentro do tempo da prova. Não serão permitidas anotações outras.
4.2.j Todo o material necessário para a realização da Prova será fornecido pela organização.

Observação 1: Para ter acesso aos locais e às etapas do Exame, o candidato deverá identificar-se na recepção do evento com no mínimo uma hora de antecedência, obedecendo às orientações da sua agenda. Deverá portar em TODO O DIA um documento original com foto, válido em todo o território nacional (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira do CRM, Passaporte, Cartão de Identidade Militar, Carteira de Trabalho) que poderá ser solicitado em qualquer momento do Exame. Não será permitido acesso de candidatos que não cumprirem todas as exigências de identificação.
DOCUMENTO ANEXADO COM IDENTIFICAÇÃO E NÚMERO DE INSCRIÇÃO
Observação 2: O não cumprimento destas disposições implicará na eliminação do candidato.

4.3 Prova TEÓRICA:
4.3.a Constará de 60 questões sobre ANATOMIA / FISIOLOGIA / BIOMECÂNICA / CLINICA, traumatologia e CIRURGIA NA ÁREA DE MEDICINA E CIRURGIA DO PÉ E TORNOZELO. A prova será do tipo múltipla escolha com quatro alternativas, com uma única resposta correta baseada na literatura indicada pela CET. Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras;
4.3.b Terá duração de 2(DUAS) horas. Por motivo de segurança, os candidatos somente se retirar do local após decorrida 1(UMA) hora de seu início.
4.3.c Os três últimos candidatos somente poderão deixar o local da prova em conjunto após assinatura de documento comprobatório de finalização.**
4.3.d Depois de identificado e instalado, o candidato somente poderá ausentar-se da sala mediante consentimento prévio, acompanhado de um fiscal e/ou sob a fiscalização da equipe de organização da prova.
4.3.e Será permitido levar a cópia da folha de respostas. O preenchimento desta deverá ocorrer dentro do tempo de prova. Não serão permitidas anotações outras.

 

5. Etapa de Casos Clínicos ANATOMIA APLICADA, biomecânica propedêutica, situação clínico cirúrgica, TÉCNICA CIRÚRGICA:
5.1 Constará de 5 situações sobre – MEDICINA E CIRURGIA DO PÉ E TORNOZELO com duração de até 40 (QUARENTA) minutos.
A prova será do tipo APRESENTAÇÃO DE IMAGENS EM TELA/MONITOR PELOS ortopedistas examinadores da Comissão de Ensino e Treinamento credenciados pela ABTPé.
Serão avaliados os conhecimentos do candidato em ANATOMIA APLICADA, propedêutica do aparelho locomotor / MEMBRO INFERIOR-PÉ E TORNOZELO, programação e planejamento cirúrgico técnicas operatórias nas QUESTÕES ESCRITAS COM 4 ALTERNATIVAS APRESENTADAS FRENTE O VIDEO DEMONTRADO PARA CADA SITUAÇÃO.
5.1.a Nos casos de incompatibilidade detectada pelos examinadores e/ou observadores haverá indicação do examinador/observador ou do candidato para que não se faça o contato durante a prova. (Seria uma observação de uma prova oral)
5.1.b Em alguns casos poderá haver a presença de um observador silente durante a realização da prova. Esse observador emitirá conceitos que não serão computados na nota final do candidato. (Seria uma observação de uma prova oral)

5.2 Em caso de necessidade o candidato somente poderá ausentar-se da sala mediante consentimento prévio, acompanhado de um fiscal e/ou sob a fiscalização da equipe de aplicação da prova.

5.3 Não haverá prorrogação do tempo previsto para a realização da prova em virtude de afastamento do candidato da sala, seja qualquer motivo.

 

6. Etapa de AVALIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO:

6.1 Constará de 1 ARTIGO CIENTÍFICO da área de MEDICINA E CIRURGIA DO PÉ E TORNOZELO com a duração de 30 (trinta) minutos.

6.2 A prova será do tipo APRESENTAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO E SEUS COMPONENTES ESTRUTURAIS COM QUESTÕES ELABORADAS em MÚLTIPLAS ESCOLHAS (4) APRESENTADAS E OU AFIRMAÇÕES PARA SEREM INDICADAS COMO CORRETAS OU FALSAS.
Serão avaliados o conhecimento do candidato em LEITURA NA LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS OU ESPANHOL) INTERPRETAÇÃO DO ARTIGO, CAPACIDADE CRÍTICA NA AVALIAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO.

6.3 Nos casos de incompatibilidade detectada pelos examinadores e/ou observadores quando de contato necessário por dúvidas haverá troca do examinador/observador ou do candidato. (Seria uma observação de uma prova oral)

6.4 Em alguns casos poderá haver a presença de um observador silente durante a realização da prova. Este observador emitirá conceitos que não serão computados na nota final do candidato. (Seria uma observação de uma prova oral)

6.5 Em caso de necessidade o candidato somente poderá ausentar-se da sala mediante consentimento prévio, acompanhado de um fiscal e/ou sob a fiscalização da equipe de aplicação da prova.
6.5.a Não haverá prorrogação do tempo previsto para a realização da prova em virtude de afastamento do candidato da sala, seja por qualquer motivo.

 

7. DOS CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO E REPROVAÇÃO:

7.1 Peso das provas

PROVAS

PESO

NOTA MÁXIMA

1. Prova Teórica

60%

6.0

2. Análise Casos Clínicos

20%

2.0

3. Avaliação e Interpretação de artigo científico

10%

1.0

PONTUAÇÃO EXTRA

PESO

NOTA MÁXIMA

CURRICULUM LATTES

10%

1.0

7.2 A nota final será obtida pela somatória das notas das provas (calculada com base no peso de cada uma) com o acréscimo da pontuação extra do CURRICULUM EM PLATAFORMA LATTES (0, 0.5 ou 1.0)

7.3 A nota final máxima considerada será de até 10,0 (dez inteiros)

7.4 Serão considerados aprovados no Exame os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a 6,0 (seis) e atingirem pelo menos 50% de acertos na prova teórica

7.5 Serão reprovados os candidatos que não atingirem pelo menos 50% de acertos na prova teórica

7.6 A lista de aprovados será divulgada no site da ABTPé (www.abtpe.org.br) até 26 de junho de 2019.

 

8. RECURSOS

O candidato que desejar interpor recurso contra o resultado final da prova poderá fazê-lo em até três dias úteis após a divulgação do resultado final.
O recurso deverá ser feito necessariamente em folha individual, ou seja, uma questão por folha, informando o teor da questão. Deverá incluir as justificativas e necessariamente basear-se em no mínimo duas referências da bibliografia contida neste Edital. Em todas as folhas deverão constar o nome do candidato e a sua assinatura com firma reconhecida em cartório. As folhas, juntamente com as cópias das referências utilizadas, deverão ser entregues pessoalmente na sede da ABTPé, R. São Benedito, 1050, Santo Amaro, São Paulo, SP. Em caso de impossibilidade de comparecimento à sede da ABTPé o recurso poderá ser interposto por instrumento particular de procuração específica com firma reconhecida em cartório.
Recurso inconsistente, intempestivo ou que desrespeite a CET/ABTPé será liminarmente indeferido.
No caso de anulação de questões, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos indistintamente, inclusive aos que não tenham interposto recurso.
A banca examinadora da entidade executora, CET/ABTPé, constitui-se na última instância para recurso sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos ou revisões adicionais.

 

9. DOS CRITÉRIOS DE ELIMINAÇÃO

Terá as suas provas anuladas e será eliminado da Prova Qualificatória o candidato que incorrer nas seguintes situações:

9.1 Não se apresentar com no mínimo 30 minutos de antecedência ao início das provas;

9.2 Portar arma(s) no local de realização das provas, mesmo que de posse do respectivo porte;

9.3 Fizer uso ou portar, mesmo que desligados, durante o período das provas, quaisquer dos equipamentos eletrônicos ou instrumentos de comunicação previstos no item 4.2.d;

9.4 Deixar de atender às normas contidas nos cadernos de questões das provas ou nas folhas de respostas e às demais orientações expedidas pela CET;

9.5 Ausentar-se da sala de provas sem acompanhamento do fiscal ou antes de decorrido o período fixado para a sua saída;

9.6 Deixar de assinar as listas as listas de presença e/ou as folhas de respostas;

9.7 Não devolver, findo o horário de realização das provas, o caderno de questões e/ou as folhas de respostas, ou qualquer outro material solicitado;

9.8 Estabelecer comunicação com outro candidato ou pessoas estranhas ao Exame durante o período das provas, seja verbal, escrita ou por qualquer outra forma;

9.9 Utilizar-se de livros, periódicos, compêndios, códigos, manuais, impressos, anotações, revistas ou qualquer material ou aparelho eletroeletrônico que contenha informações sobre medicina;

9.10 Lançar mão de meios ilícitos para executar as provas;

9.11 Desrespeitar qualquer membro da equipe de aplicação do Exame, as autoridades presentes e/ou os candidatos, ou perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

9.12 Fizer anotações de informações relativas às perguntas e respostas no crachá ou em quaisquer outros locais, que não os permitidos;

Observação 1: Caso ocorra alguma das situações previstas no item 7 e seus subitens, será lavrada a ocorrência pela CET que será enviada à ABTPé para as providências cabíveis.
Observação 2: Verificado durante o processo seletivo ou em qualquer tempo, mesmo após o resultado final, a utilização de meios ilícitos para a realização da Prova, o candidato será denunciado a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé para medidas cabíveis.

 

10. BIBLIOGRAFIA DE APOIO PARA PROVA

10.1 Coughlin MJ, Mann RA, Saltzman CL. Surgery of the Foot and Ankle, Vol I e Vol II
10.2 Sarrafian SK. Anatomy of the Foot and Ankle

 


 

ANEXO

 

O modelo abaixo deverá ser redigido em PAPEL TIMBRADO do Serviço credenciado ABTPé onde o candidato faz treinamento, devendo ser assinado exclusivamente pelo Chefe do respectivo serviço e pelo responsável pela Cirurgia do Tornozelo e Pé.

 

(Colocar a data por extenso)

Carta de Apresentação

Apresento para devidos fins o(a) Dr.(a) (colocar o nome completo do residente/especializando), médico(a) devidamente cadastrado no CRM/UF sob n° (colocar o CRM do residente/especializando), CPF (colocar o CPF do residente/especializando) e TEOT nº (colocar o CRM do residente/especializando).
Confirmo que o(a) residente/especializando supracitado(a) cursou os 12(doze) meses de estágio em Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (colocar o nome do Serviço/Instituição onde o estagiário cursou a residência/especialização).

Atenciosamente,

 

(Colocar a assinatura do Chefe do Serviço)
Nome completo do Chefe do Serviço - Número do TEOT

 

(colocar a assinatura do Responsável pela Cirurgia Tornozelo e Pé do Serviço)
Nome completo do Responsável pela Cirurgia Tornozelo e Pé - Número do TEOT