Imprensa ABTPé

Saúde: Uso excessivo de salto alto e bico fino pode resultar em Neuroma de Morton

08/05/2023

Desde o fim do ano passado, a influencer Lore Improta compartilha em suas redes sociais ter sido diagnosticada, pela segunda vez, com Neuroma de Morton, lesão que ocorre nos nervos interdigitais do pé. No início deste mês, Lore passou por tratamento com infiltração de ácido hialurônico e corticóide nos dois pés.  “É uma mistura de gratidão por ter o tratamento para ser feito e de desespero, porque não é massagem não, dói”, disse ela, em vídeo gravado para os seguidores.

O Neuroma de Morton corresponde a uma síndrome dolorosa do antepé produzida pelo espessamento de um dos nervos interdigitais plantares, mais comumente no terceiro espaço inter metatársico e um pouco menos frequente no segundo, resultando em dor, sensibilidade e incômodo nos pés, explica o presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), Dr. Luiz Carlos Ribeiro Lara. “Geralmente, o problema atinge pacientes adultos em qualquer idade, mas há uma incidência maior em mulheres, por conta do uso excessivo de salto alto e de calçados de bico fino, que colocam pressão extra sobre os dedos do pé,”, pontua o especialista.

Existem dois tipos de tratamento para a síndrome: um deles, o conservador, no qual são indicados analgésicos, anti-inflamatórios, compressas para aliviar a dor, além do uso de palmilhas ortopédicas e fisioterapia e, hoje em dia, outro meio é através das infiltrações com ácido hialurônico, ainda sem evidências que comprovem a eficácia, pontua Lara. “Nos casos refratários, então, a cirurgia está indicada”, fala o especialista.

Para prevenir o problema, o presidente da ABTPé recomenda evitar o uso de saltos altos. “Orientamos calçar modelos com saltos mais baixos e com a câmara anterior mais larga, que exercem menos pressão no ante pé, dando maior estabilidade. Já o uso de sapatos com saltos mais altos, recomendamos que seja moderado”, conclui.

 

Sobre a ABTPé 

A Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé) foi fundada em 1975 com a missão de unir a classe médica na especialidade, além de estimular o intercâmbio de informações científicas, fomentando a educação continuada entre os especialistas de pé e tornozelo no Brasil. Também tem a responsabilidade de esclarecer a população sobre os temas relacionados à especialidade. 

A ABTPé está à disposição para informações e entrevistas sobre a saúde e cuidados com os tornozelos e pés, trazendo esclarecimentos sobre diversos temas, como acidentes nos esportes com lesões, acidentes domésticos com lesões, deformidades, pé diabético, cuidados com o uso de saltos altos, joanetes, fascite plantar, cirurgia plástica nos pés, esporão do calcâneo, calos e calosidades, metatarsalgia, neuroma de Morton, gota, artrite, entorse, fraturas, entre outros. 

 

Assessoria de imprensa

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani - carolina@predicado.com.br - (11) 9 9144.5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira - vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Viviane Bucci – viviane@predicado.com.br (11) 9 30728305 WhatsApp

Fátima Costa – fatima@predicado.com.br (11) 99748-1732 WhatsApp

« Voltar