Imprensa ABTPé

Falta de recuperação adequada pode ocasionar reincidências de entorse no tornozelo

09/03/2023

Jogador Neymar passará por cirurgia e precisará ficar longe do gramado por até quatro meses

O jogador de futebol Neymar sofreu recentemente mais uma entorse no tornozelo – mesma lesão que teve durante a Copa do Mundo do Catar. De acordo com as informações divulgadas pelo PSG – time francês em que joga, o atleta será submetido a uma cirurgia de reparação ligamentar no tornozelo direito e poderá ficar até quatro meses afastado.

A lesão ligamentar mais comum entre os esportistas é a entorse no tornozelo, que ocorre ao andar, correr e saltar. Em casos de entorses repetidas, como é o caso do atleta, se não houver uma recuperação adequada, esses ligamentos podem perder a capacidade de estabilidade e de percepção, o que aumenta os riscos de repetição do problema, explica o presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé – ABTPé, Luiz Carlos Lara.

“Respeitar o processo de recuperação é indispensável. Quando uma lesão é mal curada, as chances de uma nova lesão são muito maiores. Quando não tratadas a longo prazo, a entorse pode evoluir para uma artrose” pontua.

Além de não ter sido tratado integralmente, a entorse de repetição, como é chamada, também pode ocorrer em função do rompimento dos ligamentos do tornozelo durante uma queda, por exemplo, que cicatrizaram de maneira frouxa, alterando a mecânica da pisada e desestabilizando a articulação, já que o ligamento não consegue realizar a função de maneira correta.

Outro fator contribuinte para o problema é a falta de fortalecimento muscular.

De acordo com o especialista, atletas que têm um histórico de entorse por repetição, similar ao caso do atacante brasileiro, a cirurgia de reparação ligamentar é a melhor opção.  “O procedimento é indicado para evitar o risco de desgaste do tornozelo e diminuir os riscos de lesões na cartilagem”, pontua Lara.

Se episódio desse tipo ocorre com frequência, é importante procurar um ortopedista para avaliar o caso. “O especialista vai analisar se o fato está ligado à lesão nos ligamentos, à fraqueza muscular ou a alguma condição anatômica, como os pés cavos, em que ocorre um aumento da curvatura do arco interno do pé. Com um diagnóstico correto, o paciente receberá o tratamento mais indicado, evitando complicações”, conclui.

 

Sobre a ABTPé 

A Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé) foi fundada em 1975 com a missão de unir a classe médica na especialidade, além de estimular o intercâmbio de informações científicas, fomentando a educação continuada entre os especialistas de pé e tornozelo no Brasil. Também tem a responsabilidade de esclarecer a população sobre os temas relacionados à especialidade. 

A ABTPé está à disposição para informações e entrevistas sobre a saúde e cuidados com os tornozelos e pés, trazendo esclarecimentos sobre diversos temas, como acidentes nos esportes com lesões, acidentes domésticos com lesões, deformidades, pé diabético, cuidados com o uso de saltos altos, joanetes, fascite plantar, cirurgia plástica nos pés, esporão do calcâneo, calos e calosidades, metatarsalgia, neuroma de Morton, gota, artrite, entorse, fraturas, entre outros. 

  

Assessoria de Imprensa: 

Predicado Comunicação 

Carolina Fagnani - carolina@predicado.com.br - (11) 9 9144.5585 WhatsApp 

Vanessa de Oliveira - vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp 

Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 WhatsApp 

« Voltar