Imprensa ABTPé

Uso de escada rolante exige atenção para evitar acidentes

09/12/2022

Recentemente, uma criança teve o dedo do pé amputado; ABTPé destaca cuidados

Está aberta a temporada das compras de Natal, com ida aos shoppings e, ainda, as férias escolares, onde o complexo comercial também é local muito frequentado para levar os pequenos para um lanche, se divertirem nas áreas reservadas à entretenimento e, claro, a visita ao Papai Noel. Mas ao acessar as escadas rolantes, é preciso ter muita atenção para que um acidente não torne o passeio um grande transtorno. 
 
Recentemente, em um shopping de Dourados, no Mato Grosso do Sul, uma menina de cinco anos prendeu o pé no equipamento e teve um dedo amputado.
 
Roupas compridas e certos tipos de calçados podem trazer riscos ao utilizar a escada rolante. “Saias ou vestidos longos podem enroscar no degrau. Calçados de borracha, por exemplo, em razão da alta aderência e flexibilidade do material, também podem enroscar e não são recomendados”, fala o presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), Luiz Carlos Ribeiro Lara. “Tênis desamarrados também são perigosos, pois podem prender na engrenagem, além de evitar distração olhando para o celular, o que pode implicar em uma queda”, completa.
 
Com as crianças, a atenção deve ser redobrada.  “Descer ou subir correndo a escada rolante ou ficar sentado também contribui para acidentes, então, cuidado com os pequenos, ajude-os a acessar a escada e mantenha as mãos dadas, para maior segurança”, ressalta o especialista, lembrando, ainda, que o mesmo cuidado deve ser tomado com idosos e pessoas com mobilidade reduzida. “Grande parte das vezes, acidentes na escada rolante são causados por desatenção e falhas de uso, então, é algo que, com medidas simples, pode ser evitado”, conclui.
 

Sobre a ABTPé

A Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé) foi fundada em 1975 com a missão de unir a classe médica na especialidade, além de estimular o intercâmbio de informações científicas, fomentando a educação continuada entre os especialistas de pé e tornozelo no Brasil. Também tem a responsabilidade de esclarecer a população sobre os temas relacionados à especialidade.

A ABTPé está à disposição para informações e entrevistas sobre a saúde e cuidados com os tornozelos e pés, trazendo esclarecimentos sobre diversos temas, como acidentes nos esportes com lesões, acidentes domésticos com lesões, deformidades, pé diabético, cuidados com o uso de saltos altos, joanetes, fascite plantar, cirurgia plástica nos pés, esporão do calcâneo, calos e calosidades, metatarsalgia, neuroma de Morton, gota, artrite, entorse, fraturas, entre outros.

 

Assessoria de Imprensa:

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani - carolina@predicado.com.br - (11) 9 9144.5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira - vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 WhatsApp

 

« Voltar