Imprensa ABTPé

Mulheres são mais propensas a terem Neuroma de Morton

20/09/2022

Lesão ocorre em um nervo do pé e uso de salto alto é uma das causas do problema, explica ABTPé

Considerado sinônimo de elegância, muitas mulheres não dispensam o uso de sapatos de salto alto. Mas utilizá-lo com frequência pode desencadear o Neuroma de Morton, lesão que ocorre em um nervo do pé, com mais frequência no terceiro e o quarto dedo e, em algumas situações, complicações podem incorrer na necessidade de procedimento cirúrgico. 
 
O presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), Dr. Luiz Carlos Ribeiro Lara, explica que o Neuroma de Morton caracteriza-se pelo espessamento no tecido ao redor dos nervos dos pés causando, uma espécie de nódulo, resultando em dor, sensibilidade e incômodo nos pés.  “Geralmente, o problema atinge pacientes adultos em qualquer idade, mas há uma incidência maior em mulheres por conta do salto alto e calçados de bico fino, que colocam pressão extra sobre os dedos do pé,”, fala o especialista.
 
De acordo com o ortopedista, existem dois tipos de tratamento para a síndrome: o conservador, no qual são indicados analgésicos, anti-inflamatórios e compressas para aliviar a dor, além do uso de palmilhas ortopédicas e fisioterapia. Nos casos refratários a esses tratamentos, a cirurgia é indicada para ressecção do nervo. 
 
Para prevenir, o presidente da ABTPé recomenda o uso de saltos com até três centímetros e definir um limite de tempo para utilizar esse tipo de calçado.  “Procure modelos com saltos mais baixos e mais largos, que exercem menos pressão no pé e oferecem mais estabilidade. E os de saltos mais alto, é recomendado o uso com moderação.  Varie nos modelos, certifique-se que são calçados adequados, que ofereçam proteção para não expor os pés à mesma fricção ou pressão”, conclui.

 

Sobre a ABTPé

A Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé) foi fundada em 1975 com a missão de unir a classe médica na especialidade, além de estimular o intercâmbio de informações científicas, fomentando a educação continuada entre os especialistas de pé e tornozelo no Brasil. Também tem a responsabilidade de esclarecer a população sobre os temas relacionados à especialidade.

A ABTPé está à disposição para informações e entrevistas sobre a saúde e cuidados com os tornozelos e pés, trazendo esclarecimentos sobre diversos temas, como acidentes nos esportes com lesões, acidentes domésticos com lesões, deformidades, pé diabético, cuidados com o uso de saltos altos, joanetes, fascite plantar, cirurgia plástica nos pés, esporão do calcâneo, calos e calosidades, metatarsalgia, neuroma de Morton, gota, artrite, entorse, fraturas, entre outros.

 

Assessoria de Imprensa:

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani - carolina@predicado.com.br - (11) 9 9144.5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira - vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 WhatsApp

« Voltar