Imprensa ABTPé

Saúde: Tratamento de lesões do pé e tornozelo serão foco de Congresso

09/08/2022

 

Lesões por acidentes, atividades esportivas e pé diabético estão entre os temas de destaque do evento da ABTPé

Entre os dias 10 e 13 de agosto acontecerá, em Campos do Jordão, a 20ª edição do Congresso Brasileiro de Cirurgia do Tornozelo e Pé, realizado pela Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), que reunirá especialistas em discussões sobre os cuidados e tratamentos de variadas lesões que atingem esses membros, base do corpo humano.
No dia a dia, os pés estão entre as partes que mais sofrem impactos: lesões por acidentes de motocicleta, por acidentes domésticos, por prática esportiva e entorses que, apesar de parecerem um problema simples, se não tratadas adequadamente, podem evoluir para sintomas crônicos. 
 
Outra situação que também será abordada pelos cirurgiões é o pé diabético, caracterizado pela perda de sensibilidade, deformidades e úlceras. O Brasil é o 5° país em incidência de diabetes no mundo, com cerca de 16,8 milhões de adultos entre 20 e 79 anos diagnosticados com a doença.  
 
O pé diabético pode trazer consequências graves para o paciente, como a amputação. Segundo dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde, de janeiro a maio deste ano, na região do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Taubaté, que envolve o Vale do Paraíba, foram registadas 78 amputações para membros inferiores e 40 de pé e tarso, em decorrência da diabetes. No mesmo período do ano passado, foram 80 procedimentos de amputação de membros inferiores e 36 de pé e tarso.
 
Entre outros temas que serão abordados estão fraturas e lesões tendinosas, e patologias do pé infantil e do antepé do adulto.
 
A grade científica do evento tem como objetivo o ensino, a discussão e atualização dos cirurgiões do pé, com enfoque no aprimoramento técnico e científico dos congressistas. 
 
Para o presidente da ABTPé, Dr. Luiz Carlos Ribeiro Lara, o evento será uma grande oportunidade de aprendizagem. “A 20ª Edição do Congresso está completa e abrangente, com amplo conteúdo para atualização e conhecimento, envolvendo todas as áreas de atuação da especialidade. O evento é uma valorosa oportunidade de aprendizado e troca de experiências.”
Os especialistas estarão à disposição para entrevistas durante o evento.
 
Sobre a ABTPé
A Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé) foi fundada em 1975 com a missão de unir a classe médica na especialidade, além de estimular o intercâmbio de informações científicas, fomentando a educação continuada entre os especialistas de pé e tornozelo no Brasil. Também tem a responsabilidade de esclarecer a população sobre os temas relacionados à especialidade.
A ABTPé está à disposição para informações e entrevistas sobre a saúde e cuidados com os tornozelos e pés, trazendo esclarecimentos sobre diversos temas, como acidentes nos esportes com lesões, acidentes domésticos com lesões, deformidades, pé diabético, cuidados com o uso de saltos altos, joanetes, fascite plantar, cirurgia plástica nos pés, esporão do calcâneo, calos e calosidades, metatarsalgia, neuroma de Morton, gota, artrite, entorse, fraturas, entre outros.
 
Assessoria de Imprensa:
Predicado Comunicação
Carolina Fagnani - carolina@predicado.com.br - (11) 9 9144.5585 WhatsApp
Vanessa de Oliveira - vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 WhatsApp

 

« Voltar