Imprensa ABTPé

Na pandemia, corrida é opção de atividade física

27/01/2022

Feita ao ar livre, prática traz diversos benefícios, mas requer cuidados com os pés, explica ABTPé

Com a pandemia ainda em curso, muitas pessoas têm tido receio de ficar em ambientes fechados, como as academias e, diante disso, buscam atividades físicas ao ar livre, como a caminhada e a corrida.

Correr está entre as práticas mais completas em benefícios para a saúde, mas para que se tenha um bom rendimento, os cuidados com os pés são fundamentais. 

Um ponto importante é a escolha do tênis adequado. O presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), Luiz Carlos Ribeiro Lara, ressalta que o uso de um calçado impróprio para a atividade pode fazer com que a pessoa sinta dores e, em alguns casos, até lesionar o pé ou tornozelo.

“O tipo de pisada varia de acordo com o formato dos pés. Pés planos têm um arco medial mínimo ou ausente e são muito flexíveis durante a marcha, necessitando de calçados com mais suporte. Os pés cavos possuem arcos mais altos e são mais rígidos, necessitando de calçados com mais amortecimento. Já no pé normal, a porção mais alta do arco tem, aproximadamente, um dedo de altura. Para uma verificação correta, o ideal é procurar um médico especialista para identificar o seu tipo de pisada”, fala o médico.

O presidente da ABTPé destaca que, se a pessoa corre diariamente, é importante intercalar o tênis que usa, uma vez que a capacidade do calçado recuperar as suas características originais para absorção de impacto costuma ser superior a 24 horas. “Caso a pessoa não respeite este cuidado, a chance de desenvolver uma lesão é maior”, pontua.

O especialista alerta, ainda, o cuidado ao correr em declives, pois o fato aumenta o peso corporal e, consequentemente, a sobrecarga nos membros inferiores. 

Outra questão fundamental lembrada pelo médico é o aquecimento antes da caminhada ou trote e alongar-se sem pressa após a atividade.

Em caso de sentir dor nos pés durante ou após a corrida, o presidente da ABTPé salienta que um médico especialista seja procurado rapidamente. “A maioria das lesões são facilmente tratadas e requerem menor tempo de afastamento das atividades, se abordadas no seu início”, conclui.

 

 

Sobre a ABTPé

A Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé) foi fundada em 1975 com a missão de unir a classe médica na especialidade, além de estimular o intercâmbio de informações científicas, fomentando a educação continuada entre os especialistas de pé e tornozelo no Brasil. Também tem a responsabilidade de esclarecer a população sobre os temas relacionados à especialidade.

A ABTPé está à disposição para informações e entrevistas sobre a saúde e cuidados com os tornozelos e pés, trazendo esclarecimentos sobre diversos temas, como acidentes nos esportes com lesões, acidentes domésticos com lesões, deformidades, pé diabético, cuidados com o uso de saltos altos, joanetes, fascite plantar, cirurgia plástica nos pés, esporão do calcâneo, calos e calosidades, metatarsalgia, neuroma de Morton, gota, artrite, entorse, fraturas, entre outros.

 

Assessoria de Imprensa:

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani - carolina@predicado.com.br - (11) 9 9144.5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira - vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 WhatsApp

« Voltar