Imprensa ABTPé

Lesão no pé que atingiu astro do futebol americano é comum também em quem corre

12/02/2021

O vice-campeão da temporada 2020 da NFL (liga esportiva profissional de futebol americano), Patrick Mahomes, do Kansas City Chiefs, passou por uma cirurgia no dedo do pé nesta semana. O procedimento foi para reparar uma lesão sofrida em janeiro na placa plantar do dedo, que funciona como um estabilizador da articulação.

A ruptura da placa plantar é uma lesão que pode ocorrer nos praticantes de corrida, sejam amadores ou profissionais, em razão do uso excessivo da região ou da utilização de calçados não apropriados para a prática de atividade física. O problema, porém, vai além de práticas esportivas, estando associado também ao uso rotineiro de calçados de salto alto, com bico e sola fina, sobretudo nas pessoas que apresentam joanete, explica o presidente da ABTPé (Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé), José Antonio Veiga Sanhudo. “A deformidade, associada ao uso de calçados inadequados, sobrecarregam a região do antepé onde encontra-se a placa plantar, favorecendo o desenvolvimento da lesão”, fala o especialista.

A dor e o inchaço próximos à base do dedo, frequentemente associados a um desvio do mesmo, são sugestivos desta lesão tão comum. Uma vez que a lesão tenha se desenvolvido, uma simples caminhada pode se tornar difícil. Ao perceber qualquer alteração, o recomendado é procurar um especialista em medicina e cirurgia do pé, para diagnóstico correto e indicação do tratamento mais adequado. “Cirurgia é indicada nos casos em que pacientes apresentam limitação das suas atividades corriqueiras e/ou esportivas por dor ou dificuldade para calçar, decorrente da deformidade adquirida”, salienta o presidente da ABTPé.

Sobre a ABTPé

A Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé) foi fundada em 1975 com a missão de unir a classe médica na especialidade, além de estimular o intercâmbio de informações científicas, fomentando a educação continuada entre os especialistas de pé e tornozelo no Brasil.

Também tem a responsabilidade de esclarecer a população sobre os temas relacionados à especialidade. A ABTPé está à disposição para informações e entrevistas sobre a saúde e cuidados com os tornozelos e pés, trazendo esclarecimentos sobre diversos temas, como acidentes nos esportes com lesões, acidentes domésticos com lesões, deformidades, pé diabético, cuidados com o uso de saltos altos, joanetes, fascite plantar, cirurgia plástica nos pés, esporão do calcâneo, calos e calosidades, metatarsalgia, neuroma de Morton, gota, artrite, entorse, fraturas, entre outros.

 

Assessoria de Imprensa:

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani - carolina@predicado.com.br - (11) 9 9144.5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira - vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp

« Voltar