Imprensa ABTPé

Pandemia e verão: Corrida é opção de atividade física, mas requer cuidados

14/12/2020

A prática de atividade física reduz em 34,3% o risco de internação hospitalar pela Covid-19, segundo estudo divulgado no fim de novembro e desenvolvido por profissionais da Universidade de São Paulo (USP), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Com a chegada do verão e ainda em um momento de pandemia, a corrida torna-se uma das principais escolhas, por poder ser praticada ao ar livre e de maneira individualizada.

Mas para que a corrida cumpra o propósito de hábito saudável, alguns cuidados devem ser observados para minimizar o aparecimento de lesões, salienta o presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), Dr. José Antônio Veiga Sanhudo.

“A corrida melhora muito o condicionamento físico e mental, ajuda a emagrecer e no combate de inúmeras doenças, entre elas diabetes, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia e osteoporose. Além de agradável, a corrida não exige nenhuma habilidade especial, mas é importante iniciar a atividade sob a orientação de um profissional”, explica o médico.

De acordo com pesquisa divulgada na Revista Brasileira de Ortopedia, 36,5% dos 3.768 corredores de rua amadores analisados apresentaram lesões, ficaram parados ou apontaram machucados e desconfortos durante os treinos. Quanto mais quilômetros na planilha, maior o problema: aqueles que corriam mais de 20 km na semana eram os principais alvos de lesão.

“Entorse de tornozelo, fascite plantar (inflamação que afeta tecido presente na região plantar do pé em toda sua extensão) e até fratura por estresse estão entre as principais lesões” lista Dr. Sanhudo.

O especialista ressalta que o aumento do desempenho do praticante de corrida deve ser progressivo e lento para minimizar as lesões de sobrecarga, “que são um verdadeiro balde de água fria para quem esta iniciando nessa modalidade esportiva”, salienta o médico.

A ABTPé lista importantes dicas para quem deseja iniciar a prática de corrida:

 

- Antes e depois de correr, aqueça com caminhada ou trote e alongue-se sem pressa.

 

- Se você corre diariamente, procure alternar o tênis que usa, pois a resiliência, que é a capacidade de uma estrutura recuperar as suas características originais do calçado para absorção de impacto, costuma ser superior a 24 horas. Desta forma, se você não respeitar este cuidado, a chance de desenvolver uma lesão de esforço repetitivo é maior.

 

- Evite lavar o tênis que você usa para correr. A umidade enfraquece as costuras e diminui a vida útil do seu calçado.

 

- A vida útil de um calçado de corrida depende do peso do corredor, do tipo de terreno, entre outros fatores, mas via de regra, um tênis suporta bem 500 km de uso.

 

- Tenha cuidado ao correr em declives, eles aumentam o peso corporal e, consequentemente, a sobrecarga nos membros inferiores.

 

- Ao recuperar-se de uma lesão, inicie correndo a metade do percurso que você estava correndo quando teve que parar e aumente não mais do que 10% a cada semana, até alcançar o nível desejado.

 

- Se você apresentar queixas de dor nos pés durante ou após a corrida, não espere para consultar um especialista. A maioria das lesões são muito mais facilmente tratadas e requerem menor tempo de afastamento das atividades, se abordadas no seu inicio.

 

- Um leve desgaste irregular do tênis é esperado para a maioria das pessoas, mas quando esse desgaste é maior, aparece logo nos primeiros dias de uso do calçado ou, se está associado com sintomas, pode ser um indicativo de que a pisada não é neutra. A avaliação de um especialista pode ajudar na indicação de palmilhas ou tênis específicos para cada tipo de pisada.

 

Sobre a ABTPé

A Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé) foi fundada em 1975 com a missão de unir a classe médica na especialidade, além de estimular o intercâmbio de informações científicas, fomentando a educação continuada entre os especialistas de pé e tornozelo no Brasil. Também tem a responsabilidade de esclarecer a população sobre os temas relacionados à especialidade.

A ABTPé está à disposição para informações e entrevistas sobre a saúde e cuidados com os tornozelos e pés, trazendo esclarecimentos sobre diversos temas, como acidentes nos esportes com lesões, acidentes domésticos com lesões, deformidades, pé diabético, cuidados com o uso de saltos altos, joanetes, fascite plantar, cirurgia plástica nos pés, esporão do calcâneo, calos e calosidades, metatarsalgia, neuroma de Morton, gota, artrite, entorse, fraturas, entre outros.

 

Assessoria de Imprensa:

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br – (11) 9 7569-7454 WhatsApp

« Voltar