Imprensa ABTPé

Fraturas no Tornozelo e Pé afastaram mais de 96 mil pessoas do trabalho em 2017

08/08/2018

De janeiro a abril de 2018 foram concedidos 36.737 auxílios-doença

As fraturas no tornozelo e pé estão entre as 25 doenças que mais afastam as pessoas do seu trabalho. Elas foram responsáveis por 36.737 auxílios-doença concedidos pelo INSS - Instituto Nacional do Seguro Social apenas nos primeiros quatro meses deste ano. Em todo ano de 2017, 96.150 pessoas foram afastadas por lesões nos mesmos membros.

A maior parte das fraturas envolve os pés que causam imobilização e impendem que os trabalhadores exerçam suas atividades. As mais graves que exigem cirurgia como tratamento, como as fraturas da extremidade distal da tíbia, representaram 7% dos afastamentos por acidentes nos pés em 2018 (até abril). No ano passado, o percentual comparativo foi de 8%.

O pé e tornozelo são regiões do corpo compostas por inúmeros ligamentos e ossos, sujeitos a diversos tipos de lesões diferentes. Por estarem diretamente relacionados à marcha, é muito comum causar dificuldade para o paciente andar, levando aos afastamentos do trabalho.

O presidente da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé - ABTPÉ, Marco Túlio Costa, considera que os acidentes relacionados ao pé e tornozelo acontecem em uma frequência alta e que poderiam ser minimizados se houver mais prevenção. “O índice de lesões envolvendo esses membros é preocupante, por isso devemos buscar sempre medidas que possam impedir que elas aconteçam, como o uso de equipamentos de segurança”, afirma.

O presidente da ABTPé ressalta ainda que é preciso conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ter com pés e tornozelos. “Estes membros não costumam receber a devida atenção que merecem, mas são responsáveis por funções fundamentais no corpo humano”, concluí.

« Voltar