Imprensa ABTPé

Dor ao levantar-se da cama? Pode ser fascite plantar

14/06/2019

Se você sente ou conhece alguém que sinta dor; rigidez e queimação na sola do pé, principalmente pela manhã, ao dar os primeiros passos; após ficar em pé ou sentado por muito tempo, ao subir escadas ou após atividades físicas intensas, você pode estar diante de uma doença chamada fascite plantar.

 

A fascite plantar ocorre quando há muita tensão ou uso excessivo da fáscia plantar, ligamento que vai do osso do calcanhar até aos dedos dos pés, e está coberto de gordura para absorver os impactos e peso do corpo. A doença pode surgir por diversos fatores, como por exemplo, a lesão por um trauma, impacto repetitivo (como ocorre em corredores), a atrofia e a diminuição da espessura da gordura plantar, sobrepeso e alongamento ruim.

A dor pode se desenvolver lentamente com o passar do tempo, mas também pode ocorrer repentinamente após atividade intensa. O problema é mais comum em pessoas na faixa dos 40 a 60 anos, de acordo com o Dr. Marco Túlio Costa, presidente da ABTPé (Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé).

“Obesidade é um fator de risco por sobrecarregar os músculos e ossos das pernas e pés, além de atividades que sobrecarregam o calcanhar e a fáscia plantar, como corridas distantes, ballet e outros tipos de dança, pés com anormalidades (pé chato, pé cavo ou qualquer outro problema nos pés), tensão sobre o tendão de Aquiles (que liga os músculos da panturrilha ao tornozelo) ou calçados inadequados, com solas macias demais ou que não oferecem apoio suficiente à curvatura do pé”, explica o Dr. Marco Túlio.

 

Tratamento

O tratamento da fascite plantar pode ser realizado por meio de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, uso de palmilhas especificamente moldadas e fisioterapia diária, que pode ser realizada em casa, desde que haja orientação médica.

A intervenção cirúrgica não é comumente indicada e ocorre apenas quando os tratamentos não trazem melhora aos pacientes. Existem algumas opções cirúrgicas que consistem em alongar a fáscia plantar ou a musculatura da panturrilha.

“É fundamental a busca por um profissional para que se entenda as causas reais da dor e, assim, o paciente consegue obter um diagnóstico correto, para então, iniciar um tratamento adequado”, ressalta o presidente da ABTPé.

 

Sobre a ABTPé:

A Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé) foi fundada em 1975 com a missão de unir a classe médica na especialidade, além de estimular o intercâmbio de informações científicas, fomentando a educação continuada entre os especialistas de pé e tornozelo no Brasil. Também tem a responsabilidade de esclarecer a população sobre os temas relacionados à especialidade.

A ABTPé está à disposição para informações e entrevistas sobre a saúde e cuidados com os tornozelos e pés, trazendo esclarecimentos sobre diversos temas, como acidentes nos esportes com lesões, acidentes domésticos com lesões, deformidades, pé diabético, cuidados com o uso de saltos altos, joanetes, fascite plantar, cirurgia plástica nos pés, esporão do calcâneo, calos e calosidades, metatarsalgia, neuroma de Morton, gota, artrite, entorse, fraturas, entre outros.

« Voltar