Imprensa ABTPé

Torção no tornozelo

04/01/2023

Popularmente conhecida como torção no tornozelo, a entorse é a mais comum das lesões traumáticas nesta região. O tornozelo é formado pelas articulações entre a fíbula, tíbia e tálus, estabilizado por diversos ligamentos. O trauma torsional dessa região leva a lesão, total ou parcial, de um ou mais ligamentos, determinando os vários – leve, moderado e grave.

Por este motivo, é importante que as pessoas não desconsiderem a entorse. Esse trauma requer que o paciente procure atendimento ortopédico assim que possível, para que seja realizada uma avaliação criteriosa a fim de se excluir possíveis lesões de maior gravidade. A condução ambulatorial deve ser realizada por um ortopedista especialista em pé e é baseada em um período de imobilização combinado de reabilitação. 

Evitar as torções pode ser difícil, principalmente para as pessoas que praticam esportes ou andam muito a pé. No entanto, há calçados que criam situações mais propícias a este tipo de acidente, como os de salto alto. Atividades físicas de mudança de direção e o terreno irregular também favorecem essa ocorrência.

 

« Voltar