Imprensa ABTPé

Você já ouviu falar em “gota”?

12/10/2022

A gota é uma enfermidade caracterizada pelo excesso de ácido úrico no sangue, o que acarreta a um acúmulo de cristais de monourato de sódio nas articulações. Esta concentração de cristais pode causar surtos de artrite aguda secundária. Este tipo de deformidade é mais comum nos pés e, se não tratada, pode causar sérios problemas articulares. Em casos mais graves, pode causar até a invalidez.

Dentre as principais causas da doença está a ausência congênita de um mecanismo enzimático responsável pela excreção do ácido úrico pelos rins. Além disso, pode ser causada pela produção excessiva de ácido úrico pelo organismo devido a um “defeito” enzimático, ou mesmo pelo uso de medicamentos como diuréticos e o ácido acetilsalicílico, que podem levar à diminuição da excreção renal do ácido úrico.

O tratamento varia de acordo com a gravidade do problema, mas baseia-se principalmente na diminuição da ingestão de alimentos com alto índice proteico e no aumento do consumo de líquidos. Os casos cirúrgicos são indicados quando a gota causa a destruição óssea e articular.

 

« Voltar