Imprensa ABTPé

Dedo do pé em martelo

11/05/2022

O dedo do pé em martelo, ou dedo do pé em malho, é uma condição no qual o dedo do pé fica “preso” em uma posição sobrada anormal. É muito frequente no segundo, terceiro ou quarto dedo do pé, em mulheres e idosos.

As principais causas são ossos do dedo do pé mais longos, fraqueza em determinados músculos, artrite reumatoide, lesões e pressão de um joanete sobre o dedo do pé. Além disso, utilizar sapatos que não ajustam direito e causas genéticas podem desencadear a enfermidade.

O dedo afetado pode sofrer algumas lesões, como tumefações, que são caroços duros na pele em formato de cone em cima dos dedos menores, especialmente sobre uma articulação, além de feridas abertas.

Algumas orientações podem amenizar as dores e desconfortos do dedo do pé em martelo, como utilizar sapatos confortáveis e largos ou protetores de joanete, tratar imediatamente qualquer irritação da pele ou ferida aberta, fazer o uso de dispositivos especiais que se encaixam em seu calçado e até mesmo fazer exercícios com os pés.

Em último caso, o tratamento cirúrgico pode ser recomendado se o dedo não puder ser tratado de outra maneira.

« Voltar