Imprensa ABTPé

Tipos de pisada

20/04/2022

A maneira como o pé toca o chão não é definida apenas por um estilo de vida mais ou menos ativo – é algo determinado por estruturas consolidadas ainda na infância. Existe três tipos de pisada: neutra, pronada e supinada, sendo as duas últimas mais preocupantes, pois não afetam apenas o pé, mas também as articulações dos tornozelos, joelhos e quadril.

Conheça cada uma delas:

  • Neutra: na pisada mais adequada e comum, o calcanhar gira levemente primeiro para fora e depois para dentro, no final do passo, para distribuir o impacto pelo pé;
  • Pronada: a parte interna do pé é mais acionada, e a força para dar impulso vem do dedão, que se sobrecarrega. Cerca de 50% da população tem esse tipo de pisada;
  • Supinada: o calcanhar cai para o lado externo, e o dedinho que fica responsável pela propulsão. Essa pisada é mais incomum, atingindo somente 5% da população.

PROBLEMAS DE QUEM TEM PISADA PRONADA

Quem tem a pisada pronada pode sofrer contusões e até fraturas graves nos ossos dos pés e pernas por conta do estresse ósseo que é causado pelo esforço excessivo que os pés fazem. É comum também a presença de dores na região interna dos joelhos e instabilidade nos tornozelos, devido à pisada plana.

PROBLEMAS DE QUEM TEM PISADA SUPINADA

Os supinadores tendem a ter dores na região das panturrilhas, devido à tensão excessiva nesses músculos. Além disso, também podem sofrer retração da fáscia plantar, que pode levar a inflamações e dores nos tecidos plantares. Por fim, desgastes nas cartilagens do joelho também podem estar presentes.

PROBLEMAS DE QUEM TEM PISADA NEUTRA

Já quem tem a pisada neutra corre menos riscos, ainda que esteja sujeito a esses mesmos tipos de lesões durante a prática de algumas atividades físicas, como a corrida.

« Voltar