Imprensa ABTPé

Torção do tornozelo: simples ou complexa?

09/09/2021

A torção do tornozelo, ou entorse do tornozelo, é uma das lesões ortopédicas mais comuns, especialmente entre os esportistas.

Sabe-se que os ligamentos são os principais responsáveis por limitar os movimentos não fisiológicos das articulações. É importante ressaltar que a torção pode ser leve; moderada, quando há rompimento parcial das fibras e grave quando há rompimento total dos ligamentos.

Nas entorses pode haver lesões associadas da cartilagem (condrais) e do osso que fica abaixo dela (osteocondrais) que são as principais responsáveis por sintomas residuais depois da lesão.

Recomenda-se que as atividades físicas sejam suspensas e os movimentos articulares sejam restritos nas primeiras semanas, período maior ou menor dependendo da gravidade da lesão. A aplicação de gelo no local da lesão e a elevação do membro inferior lesionado são excelentes parceiros da reabilitação.

Somente o ortopedista pode determinar a gravidade da lesão, quando é permitido o apoio e por quanto tempo é necessária a imobilização.

Em caso de necessidade procure um especialista ABTPé: https://www.abtpe.org.br/encontre-especialista/

« Voltar