Imprensa ABTPé

Pioneiro na cirurgia do pé e fundador da ABTPé lança livro em SP

03/08/2021

Pioneiro na cirurgia do pé no Brasil e fundador da ABTPé (Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé), o Professor Dr. Manlio Mario Marco Napoli lançou o livro “Memorial Hospital Anchieta", no dia 31 de julho, em São Paulo. Na ocasião, foi inaugurado o Espaço Cultural Centro de Memórias Manlio Mario Marco Napoli, que reúne parte do acervo profissional do especialista, retratando sua trajetória e relevância para a área da Ortopedia.

“O Clube do Pé foi criado há 50 anos, para atrair os jovens que estavam incertos na atuação em cirurgias do pé e tornozelo. Nos dias de hoje, estas cirurgias têm grande relevância social e econômica, em virtude do elevado número de pacientes que sofrem acidentes de trânsito ou de trabalho. A ABTPé é uma associação muito importante”, exclamou o Dr. Manlio Napoli, com seus 99 anos de idade.

Diretores e associados da ABTPé, além dos amigos do querido professor mestre, prestigiaram o evento, realizado respeitando todos os protocolos sanitários de prevenção à pandemia. O presidente da Associação, Dr. José Antônio Veiga Sanhudo, entregou uma placa ao Dr. Napoli, saudando o evento em nome da ABTPé e destacou que o trabalho do médico rendeu reconhecimento mundial à área. “A ortopedia brasileira tem uma reputação muito boa no exterior e, dentro dela, acho que nenhuma especialidade tem prestígio tão grande quanto à Cirurgia do Pé e Tornozelo. Este destaque é fruto do trabalho incansável do Dr. Napoli”, ressaltou.

Ao longo de mais de quatro décadas de atuação, a ABTPé segue dando continuidade ao propósito para o qual foi criada – o aperfeiçoamento da especialidade -, salientou Dr. Sanhudo. “O ponto forte da associação é o foco constante no ensino, tornando seus membros tecnicamente melhores e com maior formação científica. A ABTPé nunca perdeu o foco deste objetivo. Pouco tempo atrás, trabalhos realizados no Brasil e publicados no exterior representavam uma raridade. Hoje em dia, vemos isso com frequência muito maior, demonstrando o aumento na qualidade da atividade profissional e científica no nosso meio”, pontuou.

O presidente eleito para o próximo mandato da ABTPé, Dr. Luiz Carlos Ribeiro Lara, conheceu de perto o trabalho desenvolvido pelo Dr. Napoli, ao ser seu aluno e residente no Hospital Anchieta. “Ele foi fundamental para a cirurgia do pé no Brasil, o primeiro incentivador e executor das técnicas na área, um grande nome na correção do pé torto congênito, das osteotomias do calcâneo em crianças, enfim, sempre foi uma pessoa que, além da capacidade de ensino muito grande, foi um formador e idealizador”.

HISTÓRIA

A trajetória do Dr. Napoli na especialidade começou em 1941, após ingressar na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. No início da década de 1950, foi convidado a iniciar estudos especializados na Cirurgia do Pé e, a partir de então, o seu desenvolvimento nessa área foi extremamente destacado, tornando-se o primeiro especialista na Cirurgia do Pé e Tornozelo do Brasil.

Em 1972, motivou um grupo de interessados na subespecialidade de Pé e Tornozelo a participar de um Centro de Estudos, o qual denominou “Clube do Pé”. Os membros deram apoio e suporte e, em dezembro de 1975, foi fundada a sociedade que reunia os especialistas na cirurgia do pé, a atual ABTPé.

Para conhecer um pouco da trajetória e do legado de Dr. Napoli, o Espaço Cultural Centro de Memórias Manlio Mario Marco Napoli está instalado na Rua Princesa Isabel, nº 1.184, Brooklin, em São Paulo. O agendamento para visitação pode ser feito pelo telefone (11) 5044-1780, em horário comercial.

« Voltar