Imprensa ABTPé

Sobrepeso pode afetar os pés

31/03/2021

A falta de tempo é o principal argumento quando o assunto envolve os hábitos de uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Nesta quarta-feira, 31 de março, dia em que é celebrado o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição, a ABTPé destaca a importância de uma boa alimentação, aliada à pratica de exercícios, para se obter e manter uma vida saudável.

Na ausência de uma rotina equilibrada, com a alimentação e os exercícios adequados, pode haver o aparecimento de sobrepeso, que muitas vezes carrega consigo as doenças cardiológicas e o diabetes. O excesso de peso pode afetar os pés, uma vez que sobrecarrega as articulações e ossos desta região, causando dores e dificultando atividades cotidianas, como o caminhar. Cenário de um ciclo vicioso envolvendo o sobre peso e o sedentarismo.

As calosidades também podem aparecer devido ao excesso de peso e aumento localizado de pressões na planta do pé, e quando não tratadas podem se transformar em feridas. Para evitar problemas nos pés, é importante manter uma boa higiene e, diariamente, observar se há alterações na pele.

 

« Voltar