Imprensa ABTPé

Síndrome de Down aumenta a incidência de desenvolvimento de pé plano

19/03/2021

Em todo o mundo, o dia 21/03 é marcado pela celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down, doença causada por uma falha na divisão celular na fase embrionária. De acordo com o Departamento Científico de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a incidência de nascidos vivos com síndrome é estimada em 1 a cada 650 a 1000 gestações.

A doença provoca alterações físicas e mentais nos bebês, dando-lhes características semelhantes, que os identifica como um grupo. Entre as características físicas estão rosto arredondado, as mãos com apenas uma prega e os pés com frouxidão ligamentar.

Esta característica nos pés acarreta alterações ortopédicas, aumentando assim a possibilidade de desenvolvimento de pés planos, deformidade que pode gerar dificuldades de locomoção na criança.  

A falta da conhecida “curva do pé” é causada pela excessiva flexibilidade generalizada, que pode ser assintomática ou gerar dor em atividades como caminhar. O tratamento do pé plano consiste em fisioterapia e uso de palmilhas na maioria dos casos, mas a cirurgia pode ser necessária nos casos mais complexos e sintomáticos.

 

« Voltar