Imprensa ABTPé

Dia Mundial dos Defeitos do Nascimento: Pé torto Congênito

03/03/2021

A comunidade científica estabeleceu a data de 3 de março como o Dia Mundial dos Defeitos do Nascimento, como uma forma de pleitear maior políticas públicas para o tratamento de anomalias congênitas. A malformação em bebês pode ocorrer em diversas partes do corpo, comprometendo a aparência e a funcionalidade do local afetado. 

Nos membros inferiores, uma das deformidades mais comuns no nascimento é o pé torto congênito, uma deformidade complexa que faz com que o bebê tenha um ou dois pés virados para dentro. As anomalias congênitas podem ter origem genética, infecciosa, nutricional ou ambiental e, na maioria dos casos, ocorre nos primeiros 3 meses de gravidez, quando os órgãos dos bebês estão em formação.

As causas pé tordo congênito ainda não foram totalmente esclarecidas, mas acredita-se que os recém-nascidos com esta malformação apresentem alterações genéticas durante a gestação. O tratamento do dever ser realizado com um especialista em cirurgia do pé e tornozelo e pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo do grau da deformidade e da idade do bebê, mas enquanto mais cedo o tratamento é iniciado melhores são os resultados clínicos.  

 

« Voltar