Imprensa ABTPé

Terceiro dia do 2º Congresso N- NE da ABTPé tem debates sobre o pé plano e as lesões do tendão calcâneo

02/10/2020

Na sexta-feira, 02/10, o 2º Congresso Norte-Nordeste de Cirurgia do Pé e Tornozelo seguiu com sua intensa programação de debates. O terceiro dia do evento abordou dois temas centrais, o pé plano e as lesões do tendão calcâneo.

No primeiro debate, moderado pelo Dr. Jader Wanderley Barros e Silva Filho, a osteotomia de alongamento lateral no tratamento do pé plano foi abordada pelo Dr. Rafael Trevisan Ortiz, na sequência, os desafios que envolvem a reconstrução da articulação sem o procedimento de artrodese foram enfatizados pelo Dr. Nacime Salomão Barbachan Mansur.

A importância da reconstrução com base no retensionamento ligamentar medial no pé plano adulto foi abordado pelo Dr. Isânio Vasconcelos Mesquita. O especialista destacou que este tipo de reconstrução é importante nas formas com alta propensão para progressão para deformidade após correção óssea. “Também é importante nos casos avançados que necessitam controlar a correção da inclinação em valgo do tornozelo, mantendo a estabilidade peritalar”, concluiu o cirurgião.

Para finalizar o primeiro bloco de apresentações, o Dr. Marco Túlio Costa explanou sobre o papel da artrodese no pé plano. As considerações finais deste tema foram feitas pelo Dr. Rodrigo Alvarenga Nunes.

O segundo debate do dia abordou as lesões do tendão calcâneo, que detalhou formas cirúrgicas para cada tipo de lesão, os desafios e as novas abordagens de tratamento. O debate teve início com o Dr. Roberto Zambelli de Almeida Pinto, que falou sobre cirurgia aberta e minimamente invasiva, na sequência, o Dr. Gerson de Azevedo Santa Cruz abordou as lesões agudas, ressaltando o que deve ser considerado para escolha da cirurgia. 

Por sua vez, o Dr. Ângelo Cortês de Oliveira focou os desafios de tratamento das lesões crônicas e o Dr. Henrique César Temóteo Ribeiro fechou o debate refletindo sobre o questionamento “Há espaço para cirurgia na Tendinopatia não-insercional dolorosa do Aquiles?”. A moderação destas palestras foi realizada pela Dra. Janice de Souza Guimarães e as considerações finas pela Dra. Oscalina Pereira.

Ao final do evento, o presidente do 2º Congresso, Fernandes Arteiro agradeceu a todos pela participação e ressaltou os assuntos que serão abordados no último dia do evento, que será neste sábado, dia 03/10.

 

Confira a programação e acompanhe, acesse: www.abtpe.org.br/cursos/congresso-n-ne

« Voltar