Imprensa ABTPé

Dor na sola do pé? Pode ser esporão calcâneo

28/02/2020

O esporão calcâneo é caracterizado pelo aparecimento de uma saliência no osso do calcanhar, causado por pequenos traumas na região.  Na imensa maioria dos casos, esta alteração óssea, faz parte de um quadro de fascite plantar ou tendinose insercional do Aquiles. Na maioria dos casos, o esporão em si, não é o motivo dos sintomas, mas como é a única alteração visível na radiografia, costuma ser considerado o causador da dor pelos leigos ou mesmo por médicos de outras áreas de atuação. O quadro clínico habitual é de dor forte na região do calcanhar, que é pior nos primeiros passos após ficar deitado ou sentado, alivia com repouso e se intensifica com o esforço físico.  

Entre os fatores de risco do aparecimento da lesão estão a obesidade e o sobrepeso, a prática excessiva de atividades físicas de alto impacto, como dança, corrida e futebol e a faixa etária, pessoas acima dos 40 anos têm mais chances de serem acometidas pela doença.

O tratamento envolve a busca do alívio da dor, alongamento da musculatura de traz da perna para diminuir a tensão no local da dor e o controle do processo inflamatório, que pode ser feito de maneira conservadora, como com repouso e compressas de gelo e, nos casos mais graves, por meio de fisioterapia ou eventual cirurgia. O procedimento cirúrgico é individualizado e habitualmente envolve a liberação de estruturas encurtadas, remoção do tecido doente, e eventualmente a remoção do esporão, caso ele esteja localizado no tendão de Aquiles.

 

« Voltar