Imprensa ABTPé

Curso “O Pé Plano” reúne 400 participantes e palestrantes internacionais

17/12/2019

Atividade trouxe a patologia sob diferentes aspectos, além da transição de gestão

Nos dias 6 e 7 de dezembro, 400 pessoas, de várias partes do país, aprofundaram seus conhecimentos no curso O Pé Plano, promovido pela ABTPé (Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Ao longo dos dois dias, diversos palestrantes apresentaram suas aulas e discutiram casos baseados em suas experiências e em evidências atuais. A atividade também contou com a participação de dois palestrantes internacionais – o professor americano Jonathan Deland, maior pesquisador do pé plano da atualidade; e o colombiano Santiago Guerrero, vice-presidente da FLAMeCIPP (Federación Latinoamericana de Medina y Cirugía de la Pierna y el Pie). 

Em uma de suas apresentações, Deland mostrou sua visão sobre a correlação entre o alongamento da coluna lateral do calcâneo e a correção do valgo do retropé. “É a primeira vez que apresento os resultados desse estudo e me sinto muito honrado em participar desse curso”, falou. 

As palestras abordaram pé plano flexível na infância e adolescência, pé plano rígido, pé plano valgo do adulto, deformidades associadas, princípios do tratamento cirúrgico, além de expor cenários desafiadores do tratamento, entre outros aspectos. 

“Os temas apresentados elevam a ortopedia a um nível muito grande, a organização (do curso) é impecável e os participantes aproveitam muito o conteúdo”, disse Santiago Guerrero que, entre os temas abordados em suas palestras, explanou sobre a reconstrução de partes moles, no painel voltado ao valgo do tornozelo. 

“Cursos como esse fazem a grande diferença. Mostram a qualidade do médico no Brasil e o interesse em buscar conhecimento”, salientou o presidente da ABTPé, Marco Tulio Costa. 

Um dos coordenadores do curso, Rafael Barban Sposeto, ressaltou que a atualização de técnicas ofertadas pelo curso, com análises distintas de cada palestrante, proporcionou “um pensamento diferente de como proceder as condutas do paciente nos casos de pé plano valgo adquirido”. 

Troca de experiências 

O compartilhamento de experiências entre dezenas de profissionais possibilitou o contato com a vivência clínica e pesquisas mais atuais realizadas por grandes centros mundiais no tema, enriquecendo sobremaneira o curso, avaliou Jordanna Maria Pereira Bergamasco, que também esteve à frente da coordenação do evento.  “O curso trouxe a discussão de casos de pacientes que todos os especialistas têm e possibilitou uma troca muito importante,” pontuou. 

Essa troca foi um dos pontos destacados por Elias Paim, ortopedista que veio do Recife (PE) para participar do curso. “Esses cursos temáticos são muito proveitosos. É muito interessante vermos os resultados de vários anos, de cada lugar fazendo cirurgia com diferentes técnicas e experiências próprias, e aqui é o momento de encontrar tudo isso e partilhar”, avaliou.

 “O curso foi bem profundo no tema e nos possibilitou levar bastante questões específicas e muitas coisas novas”, falou a ortopedista Glenda Brauer, de São Paulo. 

Para o médico, Francisco Fabio Souza Silvestre, que veio de Teresina (PI), o curso “pode ser comparado a congresso”. “É muito abrangente, com palestrantes internacionais. Já participei de três congressos da ABTPé e de outros cursos, todos de altíssimo nível. A cada curso, a ABTPé está se superando”, salientou.

Gestão 2020/2021 

Na ocasião do curso O Pé Plano, Marco Tulio Costa transmitiu o cargo da presidência para José Antônio Veiga Sanhudo, que desempenhará a função no próximo biênio. 

“A honra de assumir a presidência da ABTPé é muito grande, mas a responsabilidade não é menor do que ela. Tive a felicidade de receber uma diretoria com uma estrada muito bem pavimentada. O meu objetivo principal é manter a nossa Associação neste rumo crescente, mantendo sempre o foco principal no nosso associado”, falou Sanhudo. 

“O trabalho da ABTPé reflete no engrandecimento do especialista do pé e tornozelo do Brasil. Agradeço aos diretores, comissões, família e equipe ABTPé, pois é graças à união de todos que a ABTPé vem se fortalecendo a cada dia mais”, disse Marco Tulio.

« Voltar