ENTREVISTA

 

ABTPé do presente e no futuro

 
     
   
  Por Comunicação ABTPé  
     
 

O presidente da ABTPé (gestão 2018/2019), o mineiro Dr. Marco Túlio Costa se mudou para São Paulo para fazer estágio em Ortopedia, depois de servir nas Forças Armadas, em Brasília como médico, por um ano. A especialização em Cirurgia do Pé e Tornozelo foi realizada em São Paulo, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e há 18 anos trabalha no Departamento de Ortopedia e Traumatologia daquela instituição.

Desde o início de sua carreira como cirurgião do pé e tornozelo, o Dr. Marco Túlio se tornou associado da ABTPé e se envolveu em diversas atividades científicas, inscrevendo trabalhos para congressos e ministrando palestras. Entre 2004 e 2005, ele passou a fazer parte da diretoria da Associação, alcançando a presidência em 2017.

O médico acredita que a especialidade de cirurgia do pé e tornozelo deve se tornar  cada vez mais forte e reconhecida, por isso, em sua gestão desenvolveu projetos que ajudassem os membros da ABTPé e também fortalecesse o nome da Associação. “Revitalizamos a comunicação da sociedade com o associado, mudamos o site e o boletim. Também promovemos eventos científicos semestrais, como cursos temáticos, abordando um só tema, mas dissecando ao máximo este assunto. Neste ano tivemos os temas entorse de tornozelo, tendão de Aquiles e artrose de tornozelo”, explica Dr. Marco Túlio.

O presidente acredita que o conhecimento científico é o caminho para a evolução tanto da Associação quanto de seus membros. “A ABTPé nasceu de uma reunião de amigos, que tinham um interesse comum que era a cirurgia do pé e tornozelo. Hoje há vários especialistas espalhados no Brasil inteiro e precisamos crescer como especialidade, por isso afirmo que como Associação temos a obrigação de ajudar todos os nossos membros, principalmente, na parte científica”, afirma.

Para isso, outro projeto dessa gestão é tornar a revista científica da ABTPé referência em toda a América Latina. “As mudanças para alcançar este objetivo já começaram. Passamos a revista de semestral para trimestral e permitimos o acesso gratuito aos textos além da tradução para o inglês. A ideia é indexar esta revista e, desta forma, fortalecer a parte científica da ABTPé”, comenta.

A formação do especialista também é foco desta gestão, que tem por objetivo não apenas angariar mais membros, mas elevar cada vez mais a qualidade dos médicos especializados em cirurgia do pé e tornozelo. “A partir de 2019, além de cumprir todos os requisitos atuais para se tornar um membro da ABTPé, o médico deverá realizar uma Prova de Título de Especialista, que ocorrerá uma vez por ano e avaliará o conhecimento dos futuros associados. Somente os aprovados nesta prova farão parte da Associação”, explica o presidente.

Além do especialista, a gestão do Dr. Marco Túlio também tem como foco o público leigo, uma vez que, para ele, estar próximo à população fortalece o nome da ABTPé. “O site mudou muito em relação a isso. Introduzimos textos sobre patologias dos pés e tornozelos em linguagem simples e uma área de ‘encontre seu especialista’, com o intuito de ofertar às pessoas um membro da ABTPé mais próximo de sua residência”

Quando questionado sobre o futuro, o Dr. é enfático: “o mundo muda muito rápido e precisamos que a Associação se atualize, se torne dinâmica, que cause interesse ao médico. Temos que nos organizar como uma associação única e forte para que cada membro seja realmente um especialista com relevância científica. Os cursos temáticos estão ajudando a fortalecer esta associação e, daqui a um tempo vejo uma grande produção científica. Vejo um grande potencial nos novos membros”, finaliza Marco Túlio Costa.

Confira a entrevista completa no site e youtube da ABTPé. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=GudNK5eLV9M&t=651s