Educação Continuada

Atualização Título de Especialista

De acordo com a Resolução do CFM nº 1.772, de agosto de 2005, o Certificado de Atualização Profissional (CAP) será emitido pela Associação Médica Brasileira e pelas Sociedades de Especialidades, atestando a atualização do médico. Os primeiros CAPs foram emitidos em 2011, com validade de cinco anos.

Título anteriores a 2006 é direito adquirido e não tem prazo de validade.

Os médicos que obtiverem título de especialista ou certificado de área de atuação a partir de janeiro de 2006 terão validade de cinco anos. Será necessário, a cada cinco anos, para somar 100 pontos em atividades de educação continuada para revalidar revalidar seu título.

O conceito do processo da revalidação do Título de Especialista baseia-se no interesse em assegurar a educação médica continuada e comprovar a atualização dos profissionais médicos, processo já existente em vários países. Reconhecendo a importância do tema, a Associação Médica Brasileira (AMB), formalizou o Certificado de Atualização Profissional para os portadores de Título de Especialista e Certificado de Área de Atuação, instituindo a Comissão Nacional de Acreditação (CNA) para a elaboração de normas e coordenação do processo.

A ABTPé está desenvolvendo um programa de Educação Continuada à distância para seus associados quites. Em breve divulgaremos a programação.