DEFESA PROFISSIONAL

     
 

Defesa profissional ABTPĂ©

Igor Marijuschkin

Diretor da comissão de Ética e Defesa Profissional ABTPé

 

Inauguramos nesta edição do Boletim da ABTPÉ um espaço dedicado à ética e defesa profissional. Nele vou dar dicas, convidar pessoas relevantes ao tema e até criticar atitudes que vão contra esses princípios tão esquecidos nos dias de hoje. O assunto é de extrema relevância e vem ganhando força nas discussões em redes sociais e eventos. Está na hora de darmos um passo firme na direção de uma sociedade mais justa e igualitária para nossos filhos e os que nos sucedem.

Temos adversários claros à nossa frente, como algumas operadoras de planos de saúde que estão exibindo lucros bilionários, utilizando muitas vezes práticas antiéticas, imorais e até subversivas para manterem seus ganhos. Estão espremendo a população em direção ao sistema público, oferecendo serviços cada vez piores com aumentos anuais chegando a incríveis 30% e aplicando tabelas de honorários médicos do século passado. E se vocês acham que estamos no fundo do poço não se enganem, com a abertura de novas escolas médicas não será difícil ver colegas trabalhando em atividades não relacionadas à profissão para complementação de renda.

Nesse cenário a primeira dica é: façam mais churrascos. Isso mesmo, churrascos. Reúna na sua casa todos os cirurgiões de tornozelo e pé da sua região, sirva uma cerveja puro malte bem gelada (assim que as limitações impostas pela pandemia permitam). Este primeiro encontro será de lamentação pelas agruras realizadas pelos convênios. Troquem informações e já marquem o próximo encontro. Neste segundo, padronizem os códigos e materiais solicitados. Trabalhem unidos como uma parede de escudos vikings onde nada possa penetrar, mantenham os adversários do lado de fora. No terceiro encontro já será a hora de deixar de atender, em grupo, aquele convênio que insiste em não pagar honorários justos, forçando-os a ficar sem equipe assistencial, e solicitar o aumento no valor do repasse sem medo de que algum dos colegas irá passar a perna em você.

Deixem seus egos de lado, ajudem os mais novos e fortaleçam a nossa profissão. Temos que voltar a fazer o que nascemos para fazer: cuidar da saúde das pessoas.