CLUBE DO PÉ

     
 

Clube do Pé São Paulo

Danilo Nishikawa

São Paulo - SP

dryuko@gmail.com

 

A pandemia interrompeu grande parte das atividades presenciais programadas da ABTPé, inclusive os Clubes do Pé São Paulo Capital. Diante disso, precisamos nos adaptar a essa nova realidade e, felizmente, foi possível seguir com o cronograma dos encontros desse ano, agora de forma virtual.

A ideia de tornar o Clube do Pé São Paulo Capital acessível aos colegas do interior de São Paulo e de outros estados já era discutida desde as primeiras reuniões da atual diretoria e testes para a transmissão dos encontros online já estavam em andamento. A pandemia e o distanciamento social impulsionaram o desenvolvimento de plataformas online e proporcionaram o que faltava para que isso, de fato, acontecesse. Para nossa surpresa, houve engajamento quase imediato de grande parte dos colegas e o número de participantes nas reuniões aumentou consideravelmente, chegando a marca de 150 colegas. Residentes da grande São Paulo passaram a participar com mais frequência, e observamos a reaproximação de colegas de diferentes regiões do país, além da presença de participantes que eram menos assíduos em eventos presenciais. Assim, os fatores distância, trânsito e horário da reunião deixaram de ser um problema.

A atuação neste novo cenário virtual ainda passa por adaptações e isso nos exige cuidados para garantir a adequada transmissão. Particularmente, a atenção dos participantes ao microfone ou a câmera ligada podem interferir e prejudicar as apresentações, pois causam ruídos. Contudo, até o momento nenhum erro impossibilitou a realização de reuniões. As discussões têm corrido de forma amistosa e o a organização dos encontros supera os presencias. Muitos colegas participam de forma ativa e o respeito a fala do outro tem sido preservado, sem interferências de conversas paralelas.

Acredito que após a pandemia este modelo de reunião será mantido para garantir a adesão de todos os participantes, e as ferramentas atualmente disponíveis têm nos dado total condição para discussões em alto nível. Agradeço a todos os funcionários da ABTPé pelo suporte e ajuda na realização dos Clubes do Pé São Paulo Capital e espero que o renascimento de novos conceitos fortaleça o propósito desta Associação.