Palavra do presidente

 

 
     
 

Foco no otimismo

Amyr Klink, na sua obra “Cem Dias Entre o Céu e Mar”, descreve a inédita e ainda imbatível façanha de atravessar o oceano Atlântico num barco a remo. Nos primeiros 45 minutos da travessia que duraria cem dias, chocou-se contra um veleiro, perdeu um remo, a antena do rádio e uma bobina de comunicação. “Meus Deus, que começo”, descreveu ele mesmo.

Dois mil e vinte é um ano par, mas está sendo ímpar. Habitualmente, o que envolve a nossa atividade é a cirurgia e medicina do pé e tornozelo. Entretanto, o surto de Coronavírus que há poucos meses foi identificado na China, chegou com tudo no nosso meio, provocando paralisações que nenhum de nós havia experimentado até então. A última pandemia que levou a quarentena no Brasil ocorreu há 103 anos e, desta forma, o combate a disseminação provocou além do confinamento social, uma onda de perplexidade muito grande. Capitaneados pelo ortopedista e ministro da Saúde, Dr. Luiz Henrique Mandetta, e prevenidos pela experiência trágica de outros países, estamos em pleno duelo contra esta ameaça global, na esperança de que ela seja no nosso meio, mais amena e mais curta do que o esperado.

Por outro lado, a ABTPé vem crescendo exponencialmente. Desde o número de membros até a qualidade dos eventos, passando por uma eficiente divulgação das nossas atividades nas mídias sociais. Seguindo o bom senso e as recomendações do Ministério da Saúde, postergamos todos os nossos compromissos científicos presenciais, como clubes do pé, cursos, reuniões de diretoria e a prova, para que no segundo semestre todos sejam executados com a segurança e com o sucesso de sempre.

Apesar deste início atribulado, este ímpar 2020 promete muitas coisas boas. Será marcado pelo lançamento do Programa de Educação Continuada-PÉC ABTPé, programado para disponibilizar videoaulas, vídeos de técnicas cirúrgicas, podcasts e uma sala da indústria com vídeos para utilização de implantes específicos. Tudo na tela do seu computador e na palma da sua mão.

Ainda este ano, teremos com o apoio do professor Manlio Napoli, o primeiro Programa Humanitário Pé na Estrada da ABTPé, que tem por objetivo levar, através dos membros da ABTPé, um tratamento especializado para os mais necessitados nos rincões do nosso Brasil. Em breve será possível se inscrever no nosso site para ser anfitrião ou voluntário nesta generosa e inédita ação na nossa área.

Estamos todos na posição de largada para mais um ano que começou atribulado, mas que muito promete para a nossa Associação. Contamos com o apoio de todos vocês para manter a ABTPé neste rumo de sucesso e inovações. Desejo muita saúde e otimismo a todos associados e seu entes queridos, e que a esta viagem chamada 2020 tenha o mesmo destino daquela jornada de sucesso do capitão Amir Klink. Estamos todos no mesmo barco.

 

 

José Antônio Veiga Sanhudo
Presidente da ABTPé
josesanhudo@yahoo.com.br