INFORME-SE

     
 

Prova para membro Titular da ABTPé deve ser realizada em novembro

Comunicação ABTPé

A 2ª Prova Oficial e Qualificatória para membro Titular da ABTPé que estava agendada para o dia 23 de maio de 2020 foi suspensa devido à pandemia da Covid-19.  A nova data está prevista para o dia 11 de novembro, no pré-congresso do 51º CBOT, que acontece em Florianópolis, Santa Catarina. 

Apesar desta mudança, a data para efetuar a inscrição para a prova não foi alterada. A data limite para inscrição é dia 30 de abril de 2020. A prova terá o mesmo conteúdo, sendo composta por três avaliações: prova teórica, análise casos clínicos e avaliação e interpretação de um artigo científico. 

Na prova teórica, o candidato terá que responder 60 questões sobre anatomia, fisiologia, biomecânica, clínica, traumatologia e ortopedia na área de medicina e cirurgia do pé e tornozelo. Já na etapa prática, serão expostas aos médicos cinco situações pelas quais serão avaliados os conhecimentos em anatomia aplicada, propedêutica do aparelho locomotor (membro inferior, pé e tornozelo) e planejamento cirúrgico. Na fase de avaliação e interpretação de artigo científico, serão avaliados o conhecimento do candidato em leitura e interpretação na língua estrangeira (inglês ou espanhol) e a capacidade crítica na avaliação do artigo científico. 

Em breve, serão divulgados mais informações sobre cancelamentos da inscrição devido a mudança de data e local da prova e data de divulgação da lista de aprovados. 

Para acompanhar as novidades, clique aqui.


Curso de Cirurgia Percutânea do Pé e Tornozelo

Comissão Organizadora

Curso de Cirurgia Percutânea do Pé e Tornozelo 

Estimados colegas,

Gostaria de informar aos colegas, que em função da epidemia que estamos atravessando, o “Curso de Cirurgia Percutânea do Pé e do Tornozelo”, a ser realizado em Barretos, por segurança epidemiológica, foi transferido para a data de 3 e 4 de agosto de 2020. 

Recebemos, também, informação do IRCAD que as peças anatômicas já chegaram, e assim sendo, garantia plena do sucesso do evento.  

Atenta, a necessidade de oferecer para o cirurgião de pé e tornozelo uma formação de excelência, e focada em construir oportunidades alinhadas com o que se oferece nos demais países do mundo, a ABTPé fará pela primeira vez um “Curso de Cirurgia Percutânea do Pé e do Tornozelo”, disponibilizando uma peça cadavérica para cada aluno, forma inédita no Brasil para cursos como este.  

O curso será baseado em aulas teóricas, esgotando os temas propostos com aulas expositivas de experientes cirurgiões brasileiros, prática no cadáver lab em peças lower leg e discussão de casos nos intervalos e finais de sessões, com o intuito de aprofundar a prática com exemplos reais, incluindo discussão das eventuais complicações cirúrgicas.       

Esperamos todos os entusiastas dessas técnicas: em Barretos! 

Um forte abraço a todos colegas.