ESPECIAL

 

Projeto Humanitário Pé na Estrada

 
     
 

Comunicação ABTPé

 

Em uma iniciativa inédita, a ABTPé lança o projeto “Pé na Estrada”, uma ação humanitária que tem como objetivo ir aos municípios mais distantes das grandes cidades do Brasil, levando especialistas para tratar de pacientes com deformidades e dificuldades para se locomover, devolvendo para eles o convívio social e laboral.

Neste projeto, cirurgiões da área de pé e tornozelo de diversas partes do Brasil viajarão junto com ortopedistas em formação, para atender e tratar os pacientes de forma cirúrgica ou não, dentro da capacidade oferecida por cada localidade.  A ABTPé atuará, desta forma, oferecendo assistência à saúde para a população e promovendo ensino pela atividade conjunta dos membros voluntários da ABTPé. “Trata-se de um projeto benéfico para todos, médicos e pacientes e a ABTPé tem orgulho em capitanear este programa”, afirma o presidente da ABTPé, José Antônio Veiga Sanhudo. 

O programa Pé na Estrada é totalmente voluntário, ou seja, os médicos não receberão remuneração para tratar dos pacientes. “Todo este custeio será pago pelo próprio projeto. Os chamados hospitais anfitriões, ou seja, aqueles que irão receber a equipe do projeto terão apenas que disponibilizar condições para o tratamento, como salas para cirurgia, materiais e equipamentos para o atendimento adequado da população”, explica Roberto Zambelli de Almeida Pinto, diretor da CEC - Educação Continuada e Pesquisa – da ABTPé. 

Ao chegar na cidade escolhida, a equipe de voluntários – formada por, pelo menos,  1 ou 2 especialistas e 1 ou 2 em treinamento na cirurgia do tornozelo e pé  -  ficará na região de 3 a 5 dias, tempo em que os médicos irão examinar os pacientes e determinar o tratamento a ser realizado no primeiro dia e, nos dias subsequentes, os pacientes selecionados serão operados e acompanhados dentro do ambiente hospitalar. 

O projeto Pé na Estrada terá início ainda este ano. Em breve, cirurgiões membros titulares da ABTPé, ortopedistas estagiários em formação em cirurgia do tornozelo em pé e hospitais de todas as partes do Brasil poderão se inscrever no projeto. 

Fique atento! Em breve, haverá um hotsite para inscrição.