Dicas de Leitura

     
 

Dr. Tiago Baumfeld – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

tiago.baumfeld@gmail.com

@tiagobaumfeld

 

 

Brazilian Total Ankle Replacement Experience.

Nery C, Lemos AVKC, Ferreira Martins CEC, Baumfeld D.

Orthop Clin North Am. 2020 Apr;51(2):293-302.

DOI: 10.1016/j.ocl.2019.11.013

 

O Brasil definitivamente entrou nas estatísticas de próteses de tornozelo. É isso o que esse artigo que 4 de nossos colegas aqui do Brasil traz de mais relevante. É um compilado real da história da Artroplastia do Tornozelo no país, que contempla desde os primeiros casos do modelo Agility realizados no INTO, até a mais recente Infinity que entrou no mercado em 2018. O que é muito interessante observar nos dados é que, mesmo com a maioria dos cirurgiões brasileiros ainda em sua curva de aprendizado, a sobrevida dos implantes aqui feitos é similar aos encontrados na literatura internacional. O artigo é um verdadeiro incentivo para os cirurgiões de Pé e Tornozelo do Brasil que desejam se capacitar para realizar artroplastias.

 

Does Hallux Valgus Exhibit a Deformity Inherent to the First Metatarsal Bone?

Cruz EP, Wagner FV, Henning C, Sanhudo JAV, Pagnussato F, Galia CR.

J Foot Ankle Surg. 2019 Nov;58(6):1210-1214.

DOI: 10.1053/j.jfas.2018.09.031.

 

Esse é um artigo que explora uma controvérsia de interesse bem recente na Medicina e Cirurgia do Pé e do Tornozelo. Realizado pelos nossos colegas de Porto Alegre, é um estudo tomográfico que compara a pronação do primeiro metatarso em indivíduos com e sem Hallux Valgus. Com metodologia bem definida, o trabalho encontra diferença estatisticamente significativa entre os grupos e aponta que a pronação está relacionada a deformidade intrínseca do metatarso e não somente na articulação metatarso-cuneiforme, como defendido por outros trabalhos.

 

Syndesmotic Overload in 3-Component Total Ankle Replacement

Roxa Ruiz, Roman Susdorf, Nicola Krähenbühl, Alexej Barg, Beat Hintermann

Foot & Ankle International 2020, 41(3), 275–285.

DOI 10.1177/1071100719894528

 

Quando fiquei com o Professor Hintermann em 2019 a importância da sindesmose na seleção do melhor implante para o tornozelo talvez tenha sido um dos meus maiores aprendizados. Esse artigo documenta as observações que vi lá: as prótese mobile-bearing (H3, no caso do Hintermann) falham frequentemente por deslocamento do componente talar no plano coronal, secundário a instabilidade da sindesmose. É por esse motivo que o Prof. desenvolveu o Implante H2 (DTMedTech), que é um modelo fixed-bearing, intercambiável com os componentes da H3. Com menos de 2 anos de follow-up ainda, a expectativa é que o novo modelo sobrecarregue menos a sindesmose e assim o índice de revisões diminua.

 

The use of polyvinyl alcohol hydrogel implants in the lesser metatarsal heads. Is it safely doable? A cadaveric study

Cesar de Cesar Netto, Alexandre LemeGodoy-Santos ,Taylor N.Cabe, Lauren E.Roberts, ThosHarnroongroj, JonathanDeland, MarkDrakos

Foot and Ankle Surgery, February 2020, Pages 128-137

DOI: 10.1016/j.fas.2018.12.009

 

Esse é um artigo com a participação de dois colegas brasileiros e nomes internacionais de peso. É sem dúvida um estudo de extrema relevância. As soluções para o tratamento da artrose metatarsofalangeana dos dedos menores são muitas vezes limitas, deixando aos cirurgiões de Pé e Tornozelo a artroplastia de ressecção com ou sem interposição como o procedimento mais realizado. O uso de implantes que possam se interpor na articulação, seguindo os princípios utilizados no tratamento do Hallux Rigidus é atrativo. O que esse trabalho define é exatamente a segurança de se fazer isso. Em conclusão, eles observaram que implantes de 8mm são adequados para o segundo metatarso, mas implantes menores são necessários para o terceiro e quarto metatarso.

 

Boa Leitura!