CONGRESSOS E EVENTOS

 

Curso Steps2walk em Porto alegre

Paulo Lompa

Porto Alegre

palompa@brturbo.com.br

 

Porto alegre foi sede do curso da fundação STEPS2WALK entre os dias 9 e 13 do  mês de Março de 2020. Foi o terceiro curso dessa natureza no Brasil. Participaram do  mesmo 25 cirurgiões do pé e tornozelo do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O curso constou de palestras, discussão de casos e procedimentos cirúrgicos. O programa foi ministrado pelos convidados internacionais: Mark Myerson, MD (Chairman), Ton Sangiovanni, MD e David Thordarson, MD e também pelo convidado nacional Dr. Mario Adames. Participaram também na atividade científica: o Dr. José  Sanhudo, o Dr.Carlo Henning e o Dr. Paulo César de César. A interação com o público foi intensa e proveitosa para aprimoramento dos conhecimentos.

As atividades teóricas foram desenvolvidas no CHC da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Os procedimentos cirúrgicos com transmissão ao vivo foram realizados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Quinze pacientes com deformidades complexas e inveteradas que aguardavam tratamento por vários anos foram beneficiados nesse programa e tiveram suas cirurgias realizadas.

Como não poderia deixar de ocorrer, os momentos de congraçamento também foram intensos, culminando com a ida ao camarote da Arena do Grêmio durante o primeiro Gre-Nal da Libertadores da América.