ESPECIAL

 

Bolsa de Estudos – Universidade de Iowa (EUA)

 
  Cesar de Cesar Netto
University of Iowa - EUA
cesar-netto@uiowa.edu
 
     
 

O fellowship da Universidade de Iowa é a primeira bolsa oficial de pesquisa para cirurgiões internacionais de pé e tornozelo nos EUA. O estágio de pesquisa será baseado na sólida bagagem da Universidade de Iowa e de seus professores que apresentam importantes relações internacionais de pesquisa e de ensino.

Três vagas serão abertas para três bolsistas de todo o mundo, incluindo um da América Latina, um da Europa e um da Ásia / Oriente Médio. 

Foi estabelecida uma parceria com a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé) e com a Federación Latinoamericana de Medicina y Cirugía de la Pierna y el Pie (FLAMeCiPP), além da Sociedade Europeia de Pé e Tornozelo (EFAS).  Os bolsistas serão selecionados de um grupo pré-selecionado fornecido por estas sociedades internacionais. Nós também estamos trabalhando com as Sociedades de Pé e Tornozelo da Ásia e do Oriente Médio. 

Inicialmente, cada sociedade nos fornecerá dois ou três nomes de médicos expoentes na área de pé e tornozelo, e o comitê de seleção da Universidade de Iowa escolherá, entre estes pré-selecionados, o candidato mais adequado e preparado para esta excelente oportunidade. Buscaremos cirurgiões bem estabelecidos, ansiosos por progredir nos campos acadêmico, de pesquisa e clínico e esperamos que os candidatos sejam importantes para suas respectivas sociedades como líderes de opinião em potencial no futuro. 

Uma vez escolhidos e aprovados, os bolsistas serão atribuídos a diferentes protocolos de pesquisa em andamento, incluindo: estudos translacionais, cadavéricos e biomecânicos, bem como estudos clínicos retrospectivos e prospectivos. 

Metas para o estágio com duração de um ano serão fornecidas e os bolsistas também serão convidados a trazer suas próprias ideias. A Universidade de Iowa trabalhará para apoiá-los a alcançar os objetivos desejados. 

O bolsista também terá a oportunidade de ser exposto ao manejo de patologias na área do pé e tornozelo, incluindo o contato com pacientes, depois de solicitar uma licença provisória de treinamento no Conselho Médico do Estado de Iowa. Isso permitirá que eles também tenham contato com casos cirúrgicos e observem consultas clínicas dentro da Universidade, com foco nas doenças relacionadas aos estudos clínicos em andamento. 

O objetivo da bolsa é proporcionar excelência em pesquisas clínicas e cirurgias de pé e tornozelo, com a intenção de alcançar entre 20 e 30 publicações em um ano. 

O salário anual será de cerca de US$65,000 (antes dos impostos), mais benefícios.

O período de inscrição se encerra no dia 01/05/2020 e o nome do candidato selecionado será anunciado na primeira semana de outubro para o estágio que se inicia dia 01/08/2021.

As inscrições podem ser feitas no site da ABTPé. Acesse: https://www.abtpe.org.br/bolsas-de-estudo-internacionais/

 

Jorge Paulo Lemann Mentored Scientific Award 

Leonardo Fossati Metsavaht

Rio de Janeiro - RJ

leo@metsavaht.com.br

 

A partir de 2020 o consagrado Programa de Bolsas de Estudo do Instituto Brasil de Tecnologias da Saúde (IBTS) e Fundação Jorge Paulo Lemann vão destinar uma bolsa para candidatura de membros da ABTPé. Para quem não conhece o programa, seguem algumas informações.

“Nossa meta é impulsionar mentes brilhantes para que possam multiplicar seu impacto na sociedade médica e científica do Brasil.” — Leonardo Metsavaht (CSO)

O programa de bolsas de estudo do IBTS e Fundação Jorge Paulo Lemann tem duração de seis meses a 1 ano e tem por objetivo ajudar jovens brasileiros a desenvolverem conhecimento científico nas áreas de biomecânica do aparelho musculoesquelético nos melhores centros de pesquisa do mundo. O grande diferencial deste programa é fomentar o senso crítico do especialista e seu poder multiplicador de conhecimento por meio do desenvolvimento de pesquisas clínicas de alto impacto científico e social. Os bolsistas receberão um auxílio de custos para suas despesas de viagem e estadia enquanto estiverem no estágio.  O valor deste auxílio será avaliado caso a caso sendo limitado a um mínimo de 10% e um máximo de 90% do custo total das despesas do bolsista. Existem dois tipos de bolsas: a independente e a RUSH-IBTS International Fellowship Program.

RUSH-IBTS INTERNATIONAL FELLOWSHIP PROGRAM 

O RUSH-IBTS International Fellowship Program destina-se a envolver profissionais da saúde brasileiros nas nossas linhas de pesquisa e de educação colaborativa em ortopedia e traumatologia esportiva, análise de movimento 3D, biomecânica, robótica e outras tecnologias disponíveis para aprimorar o diagnóstico funcional do aparelho musculoesquelético com os objetivos principais de:

  • Auxílio na tomada de decisão terapêutica (clínica e cirúrgica
  • Otimização da reabilitação física
  • Identificação de fatores de risco de lesões em atividades físicas e esportivas
  • Identificação de fatores causais ou relacionados aos distúrbios ortopédicos em geral

 

O programa também se propõe a desenvolver conhecimento e habilidades técnicas em medicina esportiva nas áreas pertinentes à atuação do candidato: cirurgia, biomecânica clínica ou reabilitação física. Durante e após o retorno, os bolsistas internacionais serão envolvidos em nossa sólida e experiente rede de relacionamento para auxiliar em sua carreira acadêmica e profissional.

 

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

  • Rede de relacionamento com líderes no campo da medicina esportiva nacional e internacional.
  • Acesso à biblioteca e banco de dados da Midwest Orthopaedics at Rush (MOR), para desenvolvimento das pesquisas.
  • Acesso e colaboração com cientistas nas áreas de biomecânica, análise de movimento e restauração de cartilagem.
  • Participação em uma equipe de pesquisa para facilitar o treinamento em planejamento e execução de pesquisa.
  • Participação e uso de uma variedade de atividades e instalações de educação profissional no local, incluindo: sessões clínicas de indicações terapêuticas e conferência de exames de imagem, palestras do corpo docente e com convidados, além de reuniões de pesquisa.
  • Participação em ‘cadaver-lab’ com os colegas da Medicina Esportiva.
  • Acompanhar os médicos no ambiente clínico, tanto na sala de cirurgia quanto na clínica (somente médicos).
  • Poder ser convocado a participar da cobertura esportiva no nível profissional, colegial e do ensino médio, incluindo o Chicago Bulls, o Chicago White Sox e a DePaul University. (apenas médicos, fisioterapeutas e educadores físicos).

 

O período de inscrição se encerra no dia 29/02/2020 e o nome do candidato selecionado será anunciado na primeira semana de abril para o estágio que inicia dia 01/09/2020.

As inscrições podem ser feitas no site da ABTPé. Acesse: https://www.abtpe.org.br/bolsas-de-estudo-internacionais/