CONGRESSOS E EVENTOS

 

8th International Symposium on the Diabetic Foot

Roberto Zambelli
Belo Horizonte - MG
zambelliortop@gmail.com

Entre os dias 22 e 25 de maio deste ano, aconteceu em Haia, Holanda, o 8th International Symposium on the Diabetic Foot. Este evento ocorre a cada 4 anos e nele foi lançado o novo guideline de abordagem, tratamento e prevenção do pé diabético, produzido pelo International Working Group on the Diabetic Foot (IWGDF). A grandiosidade das instalações e do número de participantes de todo o mundo reforça a importância do tema dentro da gestão em saúde não só em serviços públicos, mas também na saúde suplementar.

O evento contou com a participação dos maiores nomes envolvidos no cuidado do pé diabético no mundo, como Andrew Boulton (ING), Christopher Attinger (EUA), David Armstrong (EUA), Sicco Bus (HOL), Edward Boyko (EUA), Lawrence Lavery (EUA), Benjamin Lipsky (EUA) entre outros.

A principal característica do evento foi a interdisciplinaridade, com debates envolvendo a complexidade da abordagem do pé diabético com todas as áreas que se relacionam no cuidado, como cirurgia plástica, ortopedia, cirurgia vascular, infectologia e as áreas clínicas envolvidas.

O diferencial observado na grade científica foi as apresentações dos temas livres e pôsteres, com sessões muito concorridas, com grande participação do público, o que fomenta a produção científica e o crescimento do conhecimento acerca do tema.

Além disso, houve sessões magnas no início de cada dia com assuntos pertinentes a todas as especialidades, ficando as tardes reservadas para as discussões dentro de cada especialidade.

Foi com grande alegria que fomos agraciados com o terceiro prêmio de melhor pôster do evento, com o trabalho intitulado: "Retrospective Analysis of Diabetic Pacients with Foot Infectious: Factors Related to the Level of Amputation and Wound Healing", trabalho idealizado e produzido pelo Serviço de R4 composto pelos Hospitais Mater Dei, Felicio Rocho e Madre Teresa, de Belo Horizonte. Nosso trabalho avaliou 139 pacientes diabéticos entre 2007 e 2012, e observou que os principais fatores relacionados com amputações maiores são o histórico de amputações prévias e a presença de isquemia no membro acometido.