INFORME-SE

     
 

Primeira Prova de Qualificação para Membro Titular da ABTPé

José Felipe Marion Alloza
São Paulo - SP
felipealloza@uol.com.br

 

Em pregressa Assembleia Geral com presença significativa de representantes de nossa Associação e respondendo a anseio e ponderações de associados, foi colocada em votação a possibilidade de realização de prova oficial de avaliação de candidatos a membro titular da ABTPé.

Após votação aberta que foi precedida de ponderações e explanações tivemos como resultado a confirmação do desejo da maior parte presente e votante para realização da prova. Após cuidadoso período de estudos e reflexões aclarou-se como, quando e onde realizar a Primeira Prova de Qualificação para Membro da ABTPé.

O Processo de Avaliação será realizado no dia 15 de maio de 2019 das 07:00 às 11:00, nas dependências do Centro de Convenções Açores, Rodovia Vereador Onildo Lemos, 2505 – Santinho – Florianópolis / Santa Catarina, precedendo nosso Congresso.

• Prova Teórica - 60 questões de múltipla escolha com quatro alternativas

• Análise e avaliação de casos clínicos - cinco situações

• Interpretação e avaliação de artigo científico na língua Inglesa

Em edital oficial acessível publicado em nosso site há um bom tempo, todos podem revisitar calmamente e com atenção o passo a passo de critérios, determinações, orientações e instruções gerais e específicas deste processo.

O processo será conduzido pela Comissão de Ensino e Treinamento da ABTPé em parceria com a empresa Primeira Escolha.

Com responsabilidade assumida para desenvolver o melhor processo de avaliação possível para nossa associação, a Equipe de Ensino e Treinamento entendeu que a companhia e expertise de pessoal preparado para esta atividade não poderia ser dispensada.

Após análise de alternativas no mercado e avaliadas nossas possibilidades firmamos parceria com a bem destacada empresa Primeira Escolha, que vive 10 anos de experiência em produção de instrumentos de avaliação, coleta de dados e processamento de resultados de avaliações.

Esta empresa nos mostrou comprovações de adequado acompanhamento com inovações tecnológicas, que investe em recursos que permitem extrair mais e melhores resultados com comprovado potencial de segurança no monitoramento e desenvolvimento de eficientes processos seletivos.

Focados então no desenvolvimento do processo de avaliação e cientes da importância de realizar uma avaliação segura, abrangente, coerente e representativa, buscamos envolver um razoável número de especialistas de nossa associação. Convocamos e convidamos cada um dos centros formadores para indicação formal de um elaborador de itens que possibilitou a criação de um banco de questões, do qual foram selecionadas as perguntas da nossa primeira prova.

A cada profissional indicado pelos responsáveis nos centros formadores foi entregue um roteiro de orientações para preparação e encaminhamento de: Cinco questões escritas objetivas de múltipla-escolha; Quatro alternativas de resposta (a.b.c.d) possíveis com indicação de uma e somente uma alternativa correta (assinalada com x e em negrito) e três alternativas chamadas de distratores que não são totalmente corretas.

As questões tiveram seu conteúdo elaborado a partir dos 40 capítulos do livro texto base que foram randomizados entre os serviços. Cada questão deveria vir acompanhada da respectiva referência do capítulo, página e parágrafo no conhecido e consagrado livro texto indicado como fonte das questões: Coughlin, Michael C.; Mann, Roger A.; Saltzman, Charles L. - Surgery of the Foot and Ankle, 2-Volume Set: Expert Consult: Online and Print (Inglês) - 9ª edição.

As questões, respostas e conteúdo informativo foram levadas a plataforma (Gerenciador de itens) da empresa Primeira Escolha seguindo normas de segurança e sigilo. Cada serviço e professor que realizou seu trabalho foi orientado a não trocar informações.

Os profissionais não foram e tampouco serão informados sobre os outros colegas que estavam participando da elaboração do mesmo exame em outro serviço, nem tampouco terão acesso ao conteúdo completo da prova.

Foi indicada e solicitada que a seleção do profissional colaborador em cada um dos serviços deveria levar em conta idoneidade, competência pedagógica, domínio dos assuntos abordados nas provas e na metodologia para elaboração das questões, capacidade de manter sigilo e não ter parentesco com candidatos.

Seguimos então ao processo de coleta de itens, revisão por parte da equipe de revisores da Comissão de Ensino e Treinamento (distintos dos elaboradores) e de professores da empresa para montagem final da Prova Teórica.

Com a participação ativa da Comissão de Ensino e Treinamento elaboraram-se e foram preparados casos clínicos e o artigo científico para serem analisados e finalizados.

Após bom tempo de dedicação valorosa desta equipe e com reconhecida gratidão pela especial participação dos centros formadores e seus representantes, estamos chegando ao final desta fase de preparo para a nossa primeira prova.

Buscando realizar o melhor para a prosperidade desta associação, que vem se caracterizando por crescimento com profissionais estudiosos e comprometidos na área de atuação, esperamos colaborar para mais um importante passo na direção

do objetivo final de nossa missão profissional: Melhor atender nossos pacientes necessitados a partir do incentivo, promoção de estudo e educação continuada comexcelência de nossos atuais e futuros membros.

Convidamos a todos para acompanharem esse processo e receberem com boas-vindas aos novos associados que fortes chegarão!